O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Apoio



Associação Brasileira de Alzheimer

www.abraz.com.br

A ABRAz é uma entidade privada de natureza civil sem fins lucrativos, com 20 anos de história, que tem como missão ser o núcleo central das pessoas envolvidas com a doença de Alzheimer e outras demências no Brasil. O trabalho é desenvolvido por voluntários envolvendo profissionais da área de saúde, educação, jurídica e outros, bem como familiares de pessoas com doença de Alzheimer.
O propósito é ajudar as pessoas a entenderem melhor a doença, para que possam lidar de maneira mais adequada com os sintomas e tratamentos, favorecendo assim o melhor encaminhamento para os pacientes e uma qualidade de vida mais digna tanto para a pessoa com a doença de Alzheimer como para sua família.

Dentre suas atividades destacamos:
 Grupos de apoio a cuidadores
• Atividades para pacientes.
• Atendimento pessoal ao familiar.
• Campanhas informativas.
• Cursos e treinamentos.
• Desenvolvimento de Projetos Sociais

A ABRAz, através de suas Regionais - totalizando 21, com 58 Sub-regionais - reúne familiares, cuidadores e profissionais para oferecer informações sobre o diagnóstico e tratamento, orientações sobre os aspectos cotidianos do acompanhamento da pessoa com a doença de Alzheimer, além de apoiar ações voltadas para o bem estar e defesa dos direitos do paciente, dos familiares e dos cuidadores, assim como a integração entre profissionais que atuam na Associação e articulação com a Rede de Proteção à Pessoa Idosa.



Associação Humanitária Beneficente do Recife
www.ahmar.org.br

A AHMAR é uma instituição filantrópica e sem fins lucrativos que visa em todos os seus objetivos alcançar milhares de vidas que estão à margem da sociedade. Fundada em 15 de março de 2007 na cidade do Recife Capital do Estado de Pernambuco, a AHMAR sempre se propôs a implantar junto aos seus associados, assistidos e parceiros, uma filosofia prática e objetiva, voltada para a realidade dos problemas sociais da nossa cidade e região metropolitana.

A busca constante pela real existência do cumprimento dos Direitos do Homem, levou o Brasil a encontrar um caminho que nos países ricos já é costumeiro, que foi a criação de instituições denominadas de ONGs. Essas instituições passaram a ter um papel fundamental na formação da sociedade, referente aos valores expressos na Constituição Federal da Brasil.

Nenhum país do mundo conseguiu reverter o papel negativo dos governantes, das leis, da indústria e do comécio, sem que houvesse a participação da sociedade organizada. Esse papel, tornou-se um espelho para o mundo moderno, que percebeu a importância da sociedade junto aos poderes constituídos e demais instituições organizadas.

Não é possível construir um legado de benefícios, sem que antes tenhamos que priorizar ações que de fato sejam voltadas para atender os conclames da sociedade civil. Esse processo é lento, mas eficaz quando o fazemos com dedicação e respeito ao próximo.
A AHMAR, em seus três anos de existência, tem somado esforços no sentindo de promover ações de igualdade entre as pessoas, despertar nos atores sociais a importância da participação da sociedade civil nas decisões relacionadas às mais diversas ações de cidadania e consolidar sua participação, no sentido de legitimar todos os direitos previstos na Constituição Federativa do Brasil.
O Recife é uma cidade como as grandes capitais brasileiras que abriga milhares de pessoas carentes, e esse reflexo negativo são notáveis quando atentamos para as estatísticas de violência e mazelas sociais. A AHMAR procura atuar nessa lacuna, onde a ausência do poder público ainda é visível mesmo com tantos programas sociais.

A ideia de construir uma parceria com os governos e a iniciativa privada é um consenso em nossas decisões, tendo em vista ser esse o melhor caminho para dirimir as desigualdades sociais em nossa cidade como também no Brasil.



Conheça o Clube da Melhor Idade

A terceira idade é um estágio da vida que não pode ser desperdiçado. Envelhecer com saúde, pratica de exercícios físicos e atividades que preenchem o cotidiano de uma pessoa que está neste estágio da vida é muito importante para que elas possam viver saudáveis e satisfeitas com a qualidade de vida que estão levando.

Pensando nisso, a Interne Soluções em Saúde  adquiriu um clube que já existe no Recife há 12 anos e que fazia parte da Hospital São Marcos, e agora faz parte da Interne. O Clube da Melhor Idade é especializado em criar e efetuar atividades de vários tipos para qualquer pessoa a partir dos 45 anos de idade. Basta se associar.

O Clube que fica na Ilha do Leite funciona e atualmente três dias na semana. A segunda feira é voltada para portadores de Alzheimer e nas terças e quintas para qualquer tipo de pessoa.  O clube conta atualmente com 40 idosos participantes que frequentam todas as semanas o local,  para a realização de várias atividades interagindo uns com os outros.

Aulas de Ioga com a professora e uma das organizadoras da casa, Lurdes Siqueira que leciona essa prática por volta de 40 anos é uma das atividades do clube. Existem também aulas de arte com reciclagem, dança, aula de memorização com a psicóloga Leila Albuquerque, momentos pedagógicos e aulas de contemplação e religião com Eliane Souto Carvalho. Todas dirigidas por Márcia Souto Carvalho, que esta a frente da Direção do Clube da Melhor Idade desde a sua fundação, fazendo esta grande promoção em prol da valorização da terceira idade.

O espaço do clube conta com um grande salão para as aulas, uma sala de jogos onde os idosos possam se entreter, uma sala de estar com TV e sofás e um refeitório onde são servidas alimentações saudáveis baseadas em dietas de carnes brancas e lacto vegetarianismo.  O Clube ainda conta com palestras mensais e passeios turísticos e culturais pelo Grande Recife.

Além de todas essas ações o Clube da Melhor Idade sempre promove festas temáticas, como as de São João, Natal, Páscoa, Carnaval e muitas outras. Sempre com atividades que colocam os frequentadores do clube em pratica com a festividade além da celebração das datas.
O Clube da Melhor Idade é uma forma de manter a chama da vida dos idosos acesas, mostrando que esse estágio da vida ainda pode ser muito proveitoso, prazeroso e saudável.

Se você se interessou pelo Clube ou tem algum parente, amigo ou conhecido que gostaria de frequentar o clube e gostaria de saber como fazer para se associar, basta se informar através dos telefones abaixo:


Sede do Clube da Melhor Idade -  3423-2555
Interne Soluções em Saúde  - 2123-0440



Fundação Altino Ventura

www.fundacaoaltinoventura.com.br

Fundada em 13 de outubro de 1986, a Fundação Altino Ventura é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, desenvolvendo inúmeros projetos de Prevenção à Cegueira e Reabilitação Visual, destinados à recém-nascidos, crianças, adultos e população da terceira idade.

Nos últimos 24 anos realizou mais de 5,1 milhões de procedimentos, entre eles 2.650.830 consultas, 2.988.597 exames, 173.503 cirurgias e 3.417 transplantes de córnea. Nas subespecialidades de catarata, glaucoma, córnea e doenças externas oculares, oftalmologia pediátrica e estrabismo, visão subnormal, retina e vítreo, órbita, uveíte e plástica ocular mais de 2 milhões e setecentos mil procedimentos.

A Atividade da Webinterativa é promover na Internet essa ação beneficente quase sem precedentes na área oftalmológica, através do desenvolvimento de campanhas de Marketing Online consistentes.

Desde o desenvolvimento do Website, integrado as diversas mídias sociais da internet e mecanismos de busca, o trabalho no site da FAV é uma grande referência para a Webinterativa na atuação de organizações do terceiro setor.



Fundação Terra

www.fundacaoterra.org.br

A Fundação Terra é uma entidade da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada pelo Padre Airton Freire, numa Comunidade, denominada Rua do Lixo, de pessoas muito pobres, na periferia de Arcoverde, cidade que fica na região semi-árida do Estado de Pernambuco, no Brasil.

Quando, onde e por que surgiu a Fundação Terra

Oficialmente, a Fundação Terra passou a ter existência jurídica (nasceu) no dia 8 de setembro de 1984, numa comunidade conhecida popularmente como “Rua do Lixo” e que fica no entorno do antigo depósito de resíduos sólidos – “Lixão” – da cidade de

Arcoverde, no semi-árido do Estado de Pernambuco, distante 256 km da Capital - Recife.
Historicamente, os sucessivos Governos Municipais sempre resumiram a questão do lixo produzido na cidade, fosse este de origem doméstica, industrial ou hospitalar, a levá-lo a um local, de preferência afastado do perímetro urbano, para ali depositá-lo a céu-aberto, sem qualquer preocupação de natureza ambiental ou social.

A Fundação Terra nasceu nessa comunidade, para resgatar, literalmente, do lixo, homens, mulheres e crianças, identificados pelo Pe. Airton Freire de Lima, como o supra-sumo da miséria da cidade de Arcoverde. Pessoas jogadas a própria sorte, se “alimentando” de restos de comida encontrados no lixo e de esmolas conseguidas nas ruas; “morando” em barracos de papelão, lata ou taipa; sem água, sanitários, luz elétrica, rua pavimentada, escola, assistência médica,... Enfim, à margem dos valores e dos progressos da sociedade cristã e ocidental. A Fundação Terra foi fundada para servir aos pobres, no sentido stricto (do quotidiano) e no sentido lato (sistêmico).



IMIP

www1.imip.org.br

Fundado em 1960 por um grupo de médicos, liderados pelo Professor Fernando Figueira, seu mentor, o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP é uma entidade filantrópica, que atua nas áreas de assistência médico-social, ensino, pesquisa e extensão comunitária. Voltado para o atendimento da população carente pernambucana, o Complexo Hospitalar do IMIP é reconhecido como uma das estruturas hospitalares mais importantes do País, sendo centro de referência assistencial em diversas especialidades médicas.

Referência também na implantação de serviços, o IMIP executa pesquisas e treinamento técnico em recursos humanos da área de saúde para organismos nacionais e internacionais, governamentais e não governamentais. Por incentivar o aleitamento materno numa época em que pouco se falava sobre o assunto, o IMIP foi o primeiro hospital do Brasil a receber o título de "Hospital Amigo da Criança", concedido pela Organização Mundial de Saúde/UNICEF/Ministério da Saúde.

Voltado para o atendimento da população carente pernambucana, ao prestar assistência integral à saúde da criança, da mulher e do adulto, o Complexo Hospitalar do IMIP é reconhecido como uma das estruturas hospitalares mais importantes do país. Com 918 leitos, o IMIP realiza mais de 600 mil atendimentos anuais em seus serviços.

O Complexo Hospitalar do IMIP é um conjunto de dez prédios, incluindo o Hospital Pedro II, distribuídos numa área de 53 mil m² que oferece, através do SUS, serviços ambulatoriais e hospitalares, especializados para crianças, mulheres e homens, com centro de diagnóstico e medicina intervencionista próprios, Hospital-Dia, emergências e salas para realização de diferentes terapias. Todo o conjunto irá funcionar em junho de 2010, quando estará concluída a reforma do centenário Hospital Pedro II, no cinqüentenário do IMIP.



S.O.S Mão Criança

institutososmaocrianca.org.br/wordpress/

O Instituto SOS Mão Criança – ISMC é uma organização não-governamental criada para atender crianças e adolescentes portadores de malformações congênitas dos membros superior e inferior, paralisias do plexo braquial e sequelas de traumatismo e queimadura.

Foi fundado em 2006 pelos médicos Rui Ferreira e Mauri Cortez com o objetivo de minimizar a grande demanda e dificuldade detectadas no acesso de crianças e adolescentes de baixa renda aos serviços dos hospitais públicos para tratamento de malformações dos membros superiores e inferiores.

Um marco fundamental na criação do ISMC foi sua inauguração, com a realização de um grande espetáculo no teatro Santa Izabel, com um conserto do pianista Arthur Moreira Lima, intitulado – Concerto para oitenta mãos. Este concerto provocou a criação do slogan – Cada nota desse concerto vai salvar a mão de uma criança. Seguiu-se a este um jantar de gala, por adesão, nos Jardins do Palácio das Princesas, com toda renda revertida para custear as cirurgias das crianças.

Em 6 anos de existência, o ISMC tem contribuído significativamente na saúde de pessoas moradoras de comunidades de baixa renda de todo o Brasil. Atualmente, O ISMC é referência Norte e Nordeste no atendimento, diagnóstico e tratamento de crianças portadoras de malformação congênita das mãos e dos pés. Realizou um total de dezoito missões humanitárias entre 2005 e 2012 e já atendeu mais de 2.000 crianças e adolescentes.

O sucesso das ações se dá devido a capacidade instalada de integrar uma ação voluntária e a união de esforços e conta com a participação de médicos ortopedistas, anestesiologistas, pediatras, geneticistas, cardiologistas, radiologistas, assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, instrumentadores, funcionários do Hospital SOS Mão Recife, fornecedores de materiais e medicamentos, laboratórios de análise clínica e empresas parceiras.


Twitter