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Alimentação saudável é fonte de vida


Uma alimentação saudável é aquela que contém todos os alimentos que necessitamos para o bom funcionamento de nosso organismo. Para a manutenção de bons hábitos alimentares deve-se respeitar as preferências individuais e valorizar os aspectos culturais, econômicos e regionais.

Assim, é importante que a alimentação seja saborosa, colorida e equilibrada em uma dieta composta de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, como também rica em vitaminas. Para uma dieta variada, que contenha todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões, temos de equilibrar nutrientes necessários ao pleno crescimento e desenvolvimento físico, variando os tipos de alimentos e consumindo-os com moderação.

Uma alimentação saudável é fator importante para a saúde e consequentemente para a qualidade de vida das pessoas, pois tem influência no bem estar físico e mental, no equilíbrio emocional, na prevenção de agravos a saúde e no tratamento de pessoas doentes. Portanto, deve ser adequada do ponto de vista nutricional, segura do ponto de vista da ausência de contaminação físico-química ou biológica e não oferecer riscos àsaúde.

Comer bem e de forma equilibrada garante que tenhamos a manutenção do peso ideal dos adultos e que as crianças se desenvolvam bem e intelectualmente, dependendo do hábito alimentar. A escolha de alimentos não somente para manter o peso ideal, mas também para garantir uma saúde plena, evita disfunções alimentares.

Os requisitos energéticos do organismo diminuem com a idade, particularmente se a atividade física é limitada, contudo, o corpo continua a precisar das mesmas quantidades de proteínas, vitaminas e minerais, por isso é fundamental que os alimentos sejam densos e ricos do ponto de vista nutricional. Variar os tipos de cereais, de carnes, de verduras, legumes e frutas, alternando as cores dos alimentos, prevenindo doenças específicas ou melhorando aspectos da saúde em geral. A Interne acredita na saúde e por isto traz essas informações a você.

Veja matéria na íntegra sobre pesquisa sobre vitaminas no link abaixo:

http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/04/pesquisa-revela-que-cascas-de-frutas-tem-mais-vitaminas-do-que-polpas.html

Edição do dia 12/04/2011 12/04/2011 11h28 - Atualizado em 12/04/2011 11h28

Pesquisa revela que cascas de frutas têm mais vitaminas do que as polpas Casca de goiaba tem três vezes mais proteínas e 40% mais fibras que a polpa. Os dados estão numa pesquisa feita pela Universidade Estadual Paulista em parceria com SESI. A quantidade de proteína na casca da maça é quase o dobro da parte branca. Ela tem também três vezes mais fibras e vitamina C.

Quem come a pêra com casca também ganha uma quantidade bem maior de fibras, vitamina C e ainda nove vezes mais carotenóides, nutrientes que quando ingeridos se transformam em vitamina A. Nem sempre dá para consumir as cascas cruas, como as da banana, do maracujá, do mamão, mas é possível aproveitar todos os nutrientes em receitas como sucos, bolos e doces. A casca do mamão, por exemplo, tem o dobro da quantidade de proteína da polpa e uma maior quantidade de fósforo e fibras. Com a casca do mamão preparamos um suco refrescante e digestivo que leva uma xícara da casca bem picadinha, três xícaras de água e cinco colheres de sopa de açúcar. Bata tudo no liquidificador.

Depois de coar, acrescente o suco de quatro laranjas e de um limão. Veja outras receitas do Jornal Hoje: Bolo de casca de banana Ingredientes: - casca de 4 bananas - 2 ovos (separados em gemas e claras de neve) - 2 xícaras das de chá de leite - 2 colheres de sopa de margarina - 2 xícaras das de chá de açúcar - 3 xícaras das de chá de farinha de rosca - 1 colher de fermento em pó Modo de preparo: Lave bem as cascas das bananas e pique em pedaços. Reserve a polpa. Bata no liquidificador com o leite, a manteiga, as gemas e o açúcar.

Numa tigela, acrescente a mistura Í farinha de rosca, depois adicione o fermento e as claras em neve. Leve ao forno por 40 minutos. Para a calda: - 1 xícara e meia das de chá de água - 4 bananas cortadas em rodelas - suco de meio limão - meia xícara da de chá de açúcar Modo de preparo: Faça o caramelo com o açúcar e a água. Despeje as bananas e o meio limão. Desligue o fogo. A calda não pode engrossar, ela deve ficar bem liquida e para deixar o bolo molhado. Despeje sobre o bolo ainda quente. Creme de maracujá Ingredientes: - 3 maracujás - 4 colheres de sopa de açúcar - 5 xícaras de chá de leite integral

Modo de preparo: Descasque os maracujás, reserve a polpa e coloque a parte branca da casca de molho de um dia para o outro. Afervente esta parte branca por duas vezes, para retirar o amargo (deixe ferver por uns três minutos, troque a água e ferva mais três minutos). Escorra e leve ao fogo com o açúcar e a polpa do maracujá passada pela peneira. Cozinhe bem até o líquido secar. Leve ao liquidificador e bata com o leite. Sirva gelado.