O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Institucional


CCID

 

Atentos a saúde geral dos nossos pacientes em seus domicílios, a Interne, criou a CCID que é a Comissão de Controle de Infecção Domiciliar cuja função principal é a de realizar atividades de vigilância epidemiológica em pacientes de Internação e Assistência Domiciliar. As atividades mais importantes da CCID são: elaboração e implantação de rotinas de prevenção, diagnóstico e tratamento de infecção.

Vinculado à CCID, foi instituído o Serviço de Controle de Infecção Domiciliar (SCID), que executa as ações operacionais voltadas ao controle de infecções e uso de antimicrobianos. O SCID realiza visitas às residências dos pacientes, desenvolvendo a busca ativa de casos de infecção, preenchendo fichas de notificação e dados de consumo, além de oferecer orientação aos profissionais, familiares e pacientes, sobre questões relacionadas a infecção e como preveni-las. As ações do SCID são pautadas nas determinações da CCID, que normatiza rotinas, desenvolve protocolos e manuais. Desta forma, a Interne monitora e controla a ocorrência de surtos de infecção domiciliar.

A CCID é composta por equipe multidisciplinar (médico infectologista, enfermeiros e farmacêutico), que oferecem orientações e apoio diante o parecer de um diagnóstico, terapêutica a ser implantada, assim como sobre os cuidados indicados aos pacientes assistidos.

São elaborados registros, mapas e gráficos com a frequência dos microorganismos, determinando-se o nível endêmico, limite máximo esperado e a projeção para o mês subsequente. A CCID monitora todos os procedimentos de riscos e terapêutica adotada para os pacientes de modo a subsidiar a elaboração semestral de relatórios que são enviados a Coordenação Estadual de Controle de Infecção.


Twitter