O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Número de horas dormidas pode envelhecer precocemente o cérebro


Brasil, Sexta-feira, 13 de Maio de 2011 Ciência e saúde - FOLHA 11/05/2011 22h00

As poucas ou muitas horas de sono interferem diretamente no envelhecimento --ou não-- do cérebro. Em média, o número de horas indicado é de sete horas diárias, sem intervalos e no período noturno, para manter a mente saudável mesmo em uma idade mais avançada. Isso é o que afirma um estudo do Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública da Universidade College London, no Reino Unido. O benefício de se dormir durante sete horas foi mais notado entre as mulheres.

Leia mais...

 

Respirar pela boca prejudica qualidade de vida da criança


Foto: Sam Hatch/Stock.xchng

A respiração bucal pode causar diversos problemas às crianças relativos ao sono. Da Redação Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

De acordo com Gerson KÍhler, ortodontista e ortopedista-facial, uma das implicações da obstrução nasal é a respiração bucal. "Respirar pela boca interfere diretamente no crescimento e desenvolvimento da face infantil", ressalta. A obstrução nasal gera deficiências na capacidade de aquecimento, umidificação e filtração do ar pelas narinas, favorecendo que o ar seja inspirado pela boca.

Leia mais...

 

Alterações do sono têm forte impacto no desempenho cognitivo


Redação do Diário da Saúde Sono e envelhecimento

Alterações do sono que ocorrem durante um período de cinco anos na idade adulta afetam fortemente a função cognitiva na terceira idade. Homens e mulheres que tiveram variações no seu tempo de sono, passando a dormir menos do que 6 e mais do que 8 horas por noite, estão sujeitos a um declínio cognitivo acelerado. Os efeitos verificados são equivalentes a um período de 4 a 7 anos de envelhecimento. Dormir mais e dormir menos.

Leia mais...

 

Eleição CIPA 2011 Gestão 2011/2012


No dia 02 de maio de 2011 foi aberta a contagem da votação que definiu os novos membros para a comissão da CIPA para a gestão 2011/2012. Nos 4 e 5 de maio , foi oferecido pela empresa JIA Gonzaga Consultoria e Segurança do Meio Ambiente, o primeiro curso para membros eleitos e indicados da CIPA INTERNE SOLUÇÔES EM SAÊDE. No mesmo foi elaborado o planejamento anual das atividades que serão desenvolvidas no decorrer do ano , assim como as datas das reuniões da CIPA-CIPAT.

Leia mais...

 

Melhora do sono após a cirurgia aumenta produção de hormônios


Foto: ARQUIVO

Retirada das amígdalas estimula o crescimento Operar amígdalas e adenoides ("carne esponjosa" atrás do céu da boca) de crianças aumenta a produção de hormônios do crescimento, mostra pesquisa realizada no Hospital Edmundo Vasconcelos, em São Paulo.
O trabalho foi feito no decorrer do ano passado, com 26 crianças entre três e oito anos de idade que tinham esses órgãos maiores do que o normal, a ponto de prejudicar a qualidade do sono.

Leia mais...

 

Será que o uso de medicações para déficit de atenção está exagerado?


Por Ricardo Teixeira

Uma pesquisa que será divulgada na íntegra no fim do mês na Alemanha por ocasião do próximo Congresso Mundial de TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) revela que quase 75% das crianças e adolescentes brasileiros que tomam remédios para déficit de atenção infatil cumprem os critérios diagnósticos para essa condição clínica. Resultados parciais do estudo foram divulgados nesta semana pelo jornal Folha de São Paulo. A pesquisa envolveu quase seis mil crianças e adolescentes de 16 Estados do Brasil e Distrito Federal com idades entre4 a18 anos. Os pais e professores das crianças responderam a um questionário baseado nos critérios diagnósticos para o TDAH do DSM IV (manual americano de diagnóstico de transtornos mentais).

Leia mais...

 

Qualidade do sono em pacientes idosos com patologias vasculares periféricas


Qualidade do sono em pacientes idosos com patologias vasculares periféricas / Sleep quality in aged patients with peripheral vascular diseases d: 15886 Autor: Corrêa, Karina; Ceolim, Maria Filomena.

Leia mais...

 

Estudo mostra que padrões de sono inadequados afetam funções cognitivas na meia idade


Na edição de 03 de maio de 2011 do Jornal O Globo - Caderno Ciência, encontramos uma matéria muito interessante sobre a Qualidade de vida. Estudo mostra que padrões de sono inadequados afetam funções cognitivas na meia idade, leia o texto na integra:

Leia mais...

 

Brasileiro está dormindo menos e mal, aponta pesquisa


Muitas pessoas tentam compensar a falta de tempo dormindo menos. Médicos alertam que a falta de sono pode causar danos sérios a saúde Globo Repórter - Edição do dia 06/05/2011 .

O tempo é o limite. Parece que voa a cada dia que passa. Nós passamos um dia inteiro acompanhando a rotina da professora de dança e dona de casa Clarice Maia, em Niterói, no Rio. Ela é mãe de dois filhos: Maitê, de 19 anos, e Nícolas, nove. Clarice tomou uma decisão difícil: "Perdi um pouco de dinheiro, mas não foi só para ganhar tempo. É a qualidade desse tempo", explica Clarice.

Leia mais...

 

Má qualidade do sono pode complicar diabetes


Redação, com agências internacionais - de Chicago

A má qualidade do sono pode trazer complicações para os diabéticos e dificultar o tratamento da doença. Pesquisadores norte-americanos associaram medições de glicose e qualidade de sono em diabéticos e não diabéticos, e concluiram que até mesmo a resistência da pessoa à insulina pode ser afetada por problemas de sono.

Leia mais...