O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Matéria especial segunda parte: Enfermeiras da Interne tem trabalhos aprovados no Sibrad 2012


Como informado ontem na primeira parte da matéria, hoje daremos continuidade a entrevista com a segunda dupla que também teve o seu trabalho aprovado para a apresentação no SIBRAD 2012.

A décima primeira edição do SIBRAD está chegando, precisamente no mês de março, entre os dias 21, 22 e 23. Este ano o evento será no Renaissance São Paulo Hotel, em São Paulo, capital.  O tema principal abordado este ano, tem tudo a ver com a Interne Soluções em Saúde, "“"Assistência Domiciliar no Brasil: Sustentabilidade Política, Administrativa, Técnica e Financeira”.


A entrevista de hoje é com a dupla Carolina Almeida Coordenadora da Educação Continuada  e Thaise Raquel da Educação Permanente.

Carolina Almeida informa que Thaise Raquel, foi fundamental no processo de pesquisa e análise dos dados adquiridos, provenientes do acompanhamento de todas as ocorrências registradas durante a pesquisa para a confecção do trabalho. O artigo a ser apresentado, tem o tema, "“"Inadequações das Escalas Assistenciais: Monitoramento, Análise e Intervenção”.

Este trabalho fala sobre as inadequações das escalas de pacientes em internação domiciliar, pelo confronto das justificativas de solicitações de substituição de profissionais técnicos de Enfermagem, realizadas por familiares e pelos próprios técnicos. "“"O intuito da busca dos principais motivos envolvidos com as complicações na composição de uma escala assistencial surgiu do interesse em reduzirmos as problemáticas associadas ao cuidado pela adoção de intervenções eficazes, propiciando a satisfação do nosso cliente/paciente e familiares, bem como o efetivo aproveitamento dos nossos colaboradores, inclusive a retenção de profissionais, reduzindo gastos desnecessários com novas contratações.”, completa Carolina.

Para Thaise e Carolina o Centro de Estudos Maria Esther Souto, se configura como um incentivador para a realização de trabalhos e implementação de fluxos pré-determinados e processos, a fim de nortear ações de desenvolvimento Institucional, pelo aprimoramento intelectual e científico dos colaboradores. "“"Os trabalhos realizados por um colaborador de uma determinada Instituição demonstram características e tendências do serviço, e que quando necessário, possibilitam uma adequada intervenção. Porém, além de promover benefícios internos, um trabalho quando aprovado em um evento de divulgação nacional, acaba por promover a Instituição descrita, além de associá-la ao conceito de desenvolvimento constante e busca por excelência dos serviços.”,Ressalta Carolina.

"“"Estudos dessa categoria estimulam a análise crítica de um profissional sobre o serviço prestado, assim como favorecem o seu potencial interventor. A resolução de questões associadas é viabilizada pela segurança e conhecimento a respeito de um determinado assunto. Dessa forma, estudos são imprescindíveis para a atuação qualificada.” Responde Carolina Almeida sobre a importância de um profissional estar sempre estudando. "“"A Interne apoia a elaboração de trabalhos através do estímulo ao ensino e aprendizagem, sendo este representado pelos investimentos em educação através do CEMES e da Educação Permanente; pelo patrocínio e envio de colaboradores à congressos e eventos significativos de saúde; além da concessão de divulgação da empresa, fundamental para a exposição dos achados.”

A dupla ainda afirma que a Interne apoia a elaboração de trabalhos através do estímulo ao ensino e aprendizagem, sendo este representado pelos investimentos em educação através do CEMES e da Educação Permanente; pelo patrocínio e envio de colaboradores a congressos e eventos significativos de saúde; além da concessão de divulgação da empresa, fundamental para a exposição dos achados.

"“"Espero que a apresentação flua com tranquilidade e que o conteúdo do estudo agracie os participantes do evento com mais um olhar a respeito da assistência domiciliar. Não posso ser hipócrita e não revelar o desejo pela premiação, porém não a considero como fundamental, pois a experiência de mais uma apresentação, além da divulgação dos autores e da Instituição nacionalmente, já são demasiadamente satisfatórias”, completa Carolina sobre o que espera de sua apresentação.

Para Carolina e Thaise, estudos dessa categoria estimulam a análise crítica de um profissional sobre o serviço prestado, assim como favorecem o seu potencial interventor. A resolução de questões associadas é viabilizada pela segurança e conhecimento a respeito de um determinado assunto. Dessa forma, estudos são imprescindíveis para a atuação qualificada.