O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

FiqBem melhora qualidade de vida - SL Comunicação e Marketing - Variedades - Por Sônia Lopes

20.04.11

Seção Variedades. - 20.04.11 Fonte: http://sonialopes.com.br

Em atividade há cerca de 9 anos, o FiqBem, da Interne Soluções em Saúde, é um programa de gerenciamento de pacientes crônicos com o objetivo de proporcionar melhoria da qualidade de vida destes pacientes com redução dos custos assistenciais para as fontes pagadoras. Este gerenciamento dependendo do nível de complexidade do paciente pode ser feito em domicílio, em ambulatório ou no local de trabalho dos pacientes.

Os usuários em geral são todas as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis (hipertensos, diabéticos, cardiopatas, obesos, além de idosos, entre outros). O gestor do FiqBem, Fernando Murta, explica que conta com uma equipe multidisciplinar formada por seis médicos, nove enfermeiras, 22 fisioterapeutas e 11 fonoaudiólogos. "Além destes, temos uma equipe de plantão para atendimento às urgências/emergências quando solicitado", afirma Murta.

Os profissionais elencados são apenas para atendimento aos pacientes em domicílio. "Estamos em processo de formação de outra equipe para atendimento em ambulatório e local de trabalho", revela Murta. Em algumas operadoras analisadas, a Interne conseguiu uma redução do custo assistencial em torno de 35%. Houve uma redução das intercorrências e dos pacientes que intercorreram, conseguimos 80% dos clientes estabilizados em domicílio (sem necessidade de internação hospitalar).

Em 2011, o Fiqbem está focado no crescimento e melhoria do atendimento através da incorporação de novas ferramentas tecnológicas de monitoramento Í distancia dos pacientes. "Para isso, estaremos inaugurando um espaço voltado para prevenção e promoção de saúde, através do gerenciamento de pacientes crônicos a nível ambulatorial e no local de trabalho.

Paralelamente estamos buscando no mercado solução tecnológicas para monitoramento destes pacientes a distancia". CONVÊNIOS - O FiqBem faz parceria com as operadoras Camed, Saúde Recife, Fachesf, Viva Saúde e Medial Saúde. Além destas operadoras, temos convênio com a OAB, através da Caixa dos Advogados, e com o Clube JC, em um esquema de desconto para pacientes particulares associados a estas instituições.

Para ser atendido pelo FiqBem, os pacientes das operadoras conveniadas são encaminhados pelas elas próprias. Os pacientes particulares podem ligar para o número 2123-0440 ou 2123-0449. Estes pacientes são submetidos a uma avaliação inicial e de acordo com sua necessidade será elaborado um plano personalizado de gerenciamento.