O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Quem dorme menos ingere mais 'junk food', indica estudo


Uma nova pesquisa sugere que comidas não saudáveis, como doces e salgadinhos, atraem mais a atenção das pessoas que dormem menos do que o recomendado.

Para chegar a essa conclusão, cientistas examinaram áreas do cérebro que eram ativadas quando os voluntários olhavam para comida saudável e não saudável.

O estudo descobriu que, ao ver "junk food", o grupo que dormia menos tinha ativados seus centros cerebrais ligados à sensação de recompensa.

A pesquisadora Marie Pierre St-Onge, do Hospital Central St. Luke's Roosevelt e professora assistente do Instituto de Nutrição Humana da Universidade Columbia, em Nova York (EUA), liderou os trabalhos.

Um coletivo formado por 25 adultos considerados saudáveis, entre homens e mulheres, tiveram cinco noites de sono restringido (de quatro horas apenas) e uma de descanso (com nove horas de descanso), além de de se submeterem à medição das alterações cerebrais por um equipamento de ressonância magnética.

O resultado é que apenas os que tiveram poucas horas de sono tinham a atenção voltada para as opções não saudáveis de alimentos. O processo, porém, se mostrou reversível.

Após uma noite de sono completo, as mesmas pessoas não apresentaram a ativação cerebral típica registrada anteriormente ao ver "junk food" na frente delas.

"Isso é especialmente importante se você está tentando perder peso", disse a pesquisadora, "porque você pode estar escolhendo as comidas erradas somente pelo fato de não ter dormido bem".

Fonte: http://marketingmotivacaoevendas.dihitt.com.br/noticia/quem-dorme-menos-ingere-mais-junk-food-indica-estudo