O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

"“"Caracterização dos pacientes internados numa instituição especializada em tratamento de feridas crônicas” dá nota máxima em graduação para nossa estagiária.


Jaciara Sampaio, que faz estagio há dois anos no CURABEM da Interne Soluções em Saúde, finalizou sua graduação em Enfermagem pela Faculdade FUNESO - Fundação de Ensino Superior de Olinda com nota máxima em seu projeto de pesquisa de conclusão.

O trabalho feito por Jaciara, juntamente com seu colega, Ricardo José Aquino de Lima, sob orientação da Professora Enfermeira, Carmela Lilia Espósito Alencar Fernandes e Co-orientadoras, as Enfermeiras Cláudia Maria de Oliveira Melo e Daniela Ávila de Queiroz, tem o tema "“"Caracterização dos pacientes internados numa instituição especializada em tratamento de feridas crônicas no período de 2010 - 2011”, e foi realizado através de um estudo com os pacientes internados no CURABEM, caracterizando em gráficos, tipos de lesões, estágios das lesões, tempo de cicatrização, tipos de coberturas utilizadas e evolução de tratamento.


O estudo que foi feito através de artigos científicos, revistas, estudos do CURABEM, teve um interesse original através da experiência vivenciada no CURABEM, que já havia estudos com  a finalidade de contribuir com a melhor qualidade de vida da população.

Sobre a apresentação do trabalho, Jaciara informa que mesmo sendo um assunto que está em alta, foi conseguido mostrar um diferencial na apresentação de seu conteúdo conseguindo aprovação da bancada com nota máxima.  A bancada julgadora comentou que não conhecia sobre o trabalho da Interne e que as informações são muito úteis.

"“"A importância do tema do estudo foi uma quebra de paradigma para mim. Ao traçarmos o perfil dos pacientes internados, a realidade foi um pouco diferente do esperado. concientizar as pessoas, mostrar a eficácia do programa previamente prometida, o que levou a maioria dos pacientes para a cura no prazo de 31 a 90 dias.  apesar de pouco comentado as feridas crônicas é um problemas de saúde pública. conforme a epidemiologia, a nível mundial há, aproximadamente, 400 milhões de pessoas com feridas de diferentes etiologias e, destas 20 milhões são, possivelmente, feridas crônicas”, completa Jaciara.

Jaciara conta que a Interne foi muito importante para a realização da pesquisa. "“"Primeiramente a liberação da diretoria executiva, para que pudéssemos realizar o estudo e principalmente a equipe do CURABEM que nos ajudou na coleta das informações necessárias para a elaboração do estudo”.

"“"O estudo permitiu concluir que houve predominância do sexo masculino, com faixa etária mais acometida de pacientes entre 61 e 80 anos de idade, sendo a patologia de base mais frequente a hipertensão arterial sistêmica (has) e o diabetes mellitus; houve maior número de lesões crônicas por úlceras por pressão, sendo as lesões sacrais as mais frequentes, e sua maioria encontrava-se em estágio iii; os acamados foram mais frequentes no estudo, e o tipo de tratamento utilizado foi o hidropolímeros, o alginato de cálcio com prata e o hidrogel. a maioria dos pacientes foram provenientes da residência, levaram entre 31 à 60 dias ou 61 à 90 dias para obter a cura, porém, até o final da coleta dos dados alguns indivíduos continuavam internados. Entre os pacientes analisados no estudo, a maioria evolui para a cura. Ficamos muito felizes, visto que encontramos uma equipe especializada e comprometida em aprofundar cada vez mais na melhoria de uma assistência com qualidade aos seus clientes”. Finaliza Jaciara, sobre o resultado final de sua pesquisa.

A Interne Soluções  em Saúde  fica muito orgulhosa em poder ter contribuído para a formação de Jaciara e agradecer por um trabalho de conteúdo de extrema importância para quem não tem o conhecimento sobre o assunto e especializar ainda mais o profissional que já conhece, através do conteúdo encontrado no trabalho de conclusão.