O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Troca de experiências


16.05.2011

Durante quatro dias, profissionais de saúde participaram do I SIMPÓSIO INTERNACIONAL NORTE NORDESTE DE ESTOMATERAPIA. As discussões ficaram em cima do tema "A Força do Cuidado Especializado em Enfermagem". Especialistas nacionais e internacionais fizeram parte da platéia que prestigiou o evento.

Entre as atrações internacionais estavam Louise Forest-Lalande que trabalha no Hospital Infantil e Maternidade Sainte-Justine, em Montreal - Canadá, como enfermeira estomaterapeuta há 25 anos. Além dela, participou também o Dr. John M MacDonald. Ele é Diretor Médico da Clínica de Linfedema do Jackson Memorial Hospital da Universidade de Miami. Conferencista e autor de inúmeras publicações referentes ao linfedema e feridas de estase linfática, foi Presidente da Association for the Advancement of Wound Care (AAWC) e é secretário geral da World Alliance for Wound and Lymphedema Care (WAWLC).

A Interne Soluções em Saúde foi representada por Diana Bessa, Daniela Ávila, Jaciara Sampaio, Mitilene Florêncio, Janaína Moraes e Carina Carvalho. Desde os primeiros instantes o congresso foi bastante proveitoso. No domingo, por exemplo, houve um curso de estomias. Um primeiro dia marcado por muito aprendizado. Janaína Moraes, gerência do CuraBem, participou desse curso. "“"Foi muito bom para todos nós, a troca de experiências é válida sempre”, afirma Janaína. Já na palestra sobre edema e linfoedema, participaram representando a empresa Jaciara, Mitilene, Daniela e Carina.

Outro tema abordado ao longo do evento foi "“"Novos efeitos adversos na pele em crianças”. Na terça, um dos dias mais proveitosos, houve um fórum de gestores de saúde. As secretarias de saúde do Ipojuca, Igarassu e ainda um representante da Secretaria de Saúde do Recife. No último dia, a "“"Assistência ao paciente com pé diabético” foi o tema em pauta. Foram discutidas as inovações que o mercado está oferencendo nesse tratamento.

Para a gerente do CuraBem o congresso foi bastante proveitoso, mas no geral ficou sem grandes novidades. A maior delas foi a apresentação de uma nova portaria. "“"A portaria 400 está relacionada aos estomizados e gerou uma enorme discussão entre os presentes”, acrescentou Janaína. Além das palestras com enorme troca de conhecimentos, o congresso contou ainda com outros atrativos. Uma feira interligada ao congresso, com os mais recentes lançamentos em produtos para coberturas especiais foi o diferencial do evento.

O encontro atingiu seu maior objetivo, o de promover a troca de experiências e de conhecimentos entre os participantes. A Associação Brasileira de Estomaterapia: Estomias, Feridas e Incontinências - SOBEST, entidade científico-cultural e representante oficial da Estomaterapia Brasileira conseguiu, ao longos dos 4 dias, de evento promover o desenvolvimento técnico e científico de seus membros, da enfermagem e outros profissionais da área de saúde em geral. 

"Get the Flash Player" "to see this gallery."