O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Como ensinar meu filho a ter bons hábitos na hora de dormir?


Antes uma tabela do sono, que mostra a quantidade normal de horas de sono para uma criança/adolescente de até 16 anos, do ponto de vista médico. Muito legal!

Idade   Noite (horas de sono ideais)     Dia (horas de sono ideais)          Total (horas)

1 mês    8.5 (Muitas sonecas)     7.5 (Muitas sonecas)     16

3 meses               6-10       5-9         15

6 meses               10-12     3-4.5      14.5

9 meses               11           3 (2 sonecas)     14

12 meses            11           2.5 (2 sonecas) 13.5

18 meses            11           2.5 (1-2 sonecas)             13.5

2 anos   11           2 (1 soneca)       13

3 anos   10.5       1.5 (1 soneca)   12

4 anos   11.5       0             11.5

5 anos   11           0             11

6 anos   11           0             11

7 anos   11           0             11

8 anos   10-11     0             10-11

9 anos   10-11     0             10-11

10 anos                10           0             10

11 anos                10           0             10

12-13 anos          9.5-10   0             9.5-10

14 anos                9.5          0             9.5

15 anos                9.5          0             9.5

16 anos                9.25       0             9.25


Bons hábitos de sono?


Sim:

Faça do momento de dormir especial. Deve ser um tempo para interação com seu filho de maneira segura e amorosa, mas firme. Seja firme em manter uma rotina que seu filho se acostume. Feita toda a rotina, luzes apagadas e é hora de dormir.

Pense qual é o melhor horário e estabeleça a hora de dormir. Leve em consideração o momento em que estão diminuindo a atividade e começam a ficar fisicamente cansados. Este é o momento que deveriam ir dormir, então comece a rotina estabelecida e coloque-os na cama ANTES da hora estabelecida. Se esperar passar da hora estabelecida, a tendência é que seu filho fique confuso e volte a ativa, mesmo com sono. Neste ponto, estará com humor mais difícil e será mais complicado colocá-lo para dormir.

Mantenha uma rotina diária: a mesma hora para acordar, horário das refeições, sonecas, brincadeiras. Isso fará com que seu filho esteja se sinta seguro e confortável, e ajudará a compreender que dormir também tem horário. Bebês e crianças gostam de saber o que esperar.

A rotina regular deve ser simples. Não deve demorar muito e deve acontecer , idealmente, no lugar onde a criança dorme. Pode incluir algumas atividades simples e quietas, como mamadeira ou lanche leve, banho, ninar, dizer "“"Boa Noite”, historinhas ou cantar. Obviamente, de acordo com a idade e aceitação da criança.

Se assegure que a rotina que criou pode ser usada em qualquer lugar. Assim poderá ajudar seu bebê a dormir onde quer que estejam.

Alguns bebês gostam de sons repetitivos, de vaporizadores, água corrente, máquina de lavar roupa, etc. Este "“"barulhos inocentes” acabam bloqueando as distrações de outros sons, alguns simulam os sons que o bebê ouvia no útero. Hoje em dia existem até maquinas e cds (fora do Brasil, aqui ainda não vi) que simulam diversos sons.

Garanta que seu filho tenha interesse e varie as atividades durante o dia, incluindo atividades físicas e ao ar livre.

Use a luz de modo a criar uma vantagem. À noite deixe as luzes baixas, para sinalizar que a hora de dormir está próxima. De manhã, leve a criança para fora ou abra a janela deixando entrar a luz. Ela sinaliza ao cérebro sobre o ciclo dormir-acordar.

Não:

Nunca incentive seu filho a dormir dando mamadeira a ele com leite, suco ou fórmula depois de uma certa idade. Água tudo bem. Qualquer coisa que não seja água pode causar cárie de mamadeira. O ideal é alimentar, fazer a higiene bucal e depois colocá-lo para dormir.

Não comece a dar alimentos sólidos para seu filho antes dos 6 meses. Começar com os sólidos antes disso não ajudará seu bebê a dormir a noite. Aliás, se der alimentos sólidos antes que seu sistema possa digerí-los, pode acarretar em um sono pior por causar dor de barriga.

Não encha a cama de seus filhos com brinquedos ou bichinhos. Lembre-se que a cama é para dormir, não para brincar. Muitos brinquedos podem ser altamente distrativos. Um ou outro - como a boneca favorita, o cobertor de segurança ou um livro especial podem ser benéficos e ainda podem ajudar com os problemas de separação.Bebês abaixo de 4-6 meses devem ter um berço vazio para evitar sufocamento.

Nunca ameace mandar a criança para a cama como forma de punição. A hora de dormir precisa inspirar segurança, hora de amor. Seu objetivo é ensinar seus filhos que a hora de dormir é boa, tanto quanto é para os adultos. Se o sentimento a respeito da hora de dormir é bom, a criança irá dormir com mais facilidade.

Não dê a criança bebidas ou comidas que contenham cafeína, como chocolate quente, chá mate, etc.

Não deixe seu filho assistir mais de 2 horas de TV por dia, e evite a TV na hora de dormir. A Tv está intimamente ligada a qualidade do sono. O mesmo serve para computadores e vídeo games.

Fonte: http://www.dihitt.com.br/barra/como-ensinar-meu-filho-a-ter-bons-habitos-na-hora-de-dormir