O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Envelhecendo com saúde


30.06.2011

Um dos serviços disponibilizados pela Interne Soluções em Saúde é o curso de cuidador. A empresa promoveu o aprendizado de mais uma turma no último dia 28 de junho. O Centro de Estudos Maria Ester Souto recebeu familiares assistidos pela Fachesf e pela Interne, além de profissionais que convivem diariamente com idosos. Durante a conversa, dicas e esclarecimentos sobre o dia-a-dia da terceira idade foram discutidos.

As maneiras corretas e mais indicadas de alimentar os idosos, de como fazer sua higiene pessoal, foram alguns dos temas tratados. O maior problema enfrentado pelos pacientes é a dependência que adquirem nessa faixa etária. "“"É muito difícil você depender de outras pessoas para fazer coisas simples como ir ao banheiro”, comenta Cintia Pinto enfermeira do FiqBem.

Um depoimento marcou a etapa final da tarde de aprendizado. Muito emocionado, o filho de uma paciente, assistida pelo FiqBEm,  falou sobre a mudança que o curso de cuidador trouxe para sua vida. "“"Vocês tiraram a minha máscara, eu escondia que era uma pessoa sofrida. Toda a minha grosseria, minha rispidez era uma máscara. Eu me emociono e amo muito minha mãe. E vocês conseguiram tirar essa minha máscara”, destacou. A troca de conhecimentos mostrou a todos que podem e devem ser felizes na terceira idade. É uma das mais belas fases da vida e merece ser aproveitada da melhor maneira possível. Mesmo tomado pela emoção, o filho da paciente ainda completou seu pensamento e parabenizou a equipe do FiqBem pelo curso de cuidador. Os presentes foram tomados pela emoção.

A importância de pensar e se planejar para essa etapa da vida foi destaque ao longo do curso. "“"Eu me preparei para esse momento”, acrescentou outro paciente do FiqBem. Ele ainda destacou o quanto é importante a ajuda de outras pessoas. "“"O apoio da minha família me ajudou muito”, completou. Acompanhado de sua filha e de sua esposa, ao final de sua explanação, mesmo segurando o choro declamou um versinho homenageando suas acompanhantes, pessoas importantes em sua caminhada. Mais uma vez a emoção tomou conta do espaço.

Ao longo da conversa percebemos uma preocupante situação: a grande maioria da população brasileira pensa no dia de hoje e esquece o amanhã. Este testemunho é uma exceção, mas que deve ser seguido. A velhice chega para todos e é necessário que nos organizemos para esse momento. O lado emocional também deve ser lembrado. Através de depoimentos percebemos o quanto é importante darmos amor e carinho as pessoas que mais nos amaram durante toda a sua vida.

A Diretora Executiva da Interne Soluções em Saúde, Paula Meira, esteve presente no evento e demonstrou toda a sua satisfação em ver pessoas tão comprometidas no cuidado com o idoso. Precisamos ter muita paciência e dar muito amor e muito carinho a figuras tão importantes em nossas vidas. Um dia ficaremos velhos e precisaremos de alguém para cuidar de nós. É a cronologia da vida. Devemos dar a atenção merecida a esses seres humanos que suaram a camisa para que fôssemos felizes. Cuidar deles como gostaríamos de sermos cuidados. Respeito e compreensão também são necessários.

Ao final do encontro, uma sessão de ginástica laboral foi realizada pelos presentes. Uma maneira de mostrar o quanto hábitos saudáveis são importantes em nossas vidas.