O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Como tratar crises de apnéia?


Fonte: Bonde

A boa qualidade do sono é tão importante quanto a alimentação, pois é quando o corpo está em repouso que o organismo pode processar melhor as informações absorvidas ao longo do dia. Muitas pessoas sofrem com distúrbios do sono e não sabem. Um dos distúrbios mais graves é a apneia do sono, caracterizada pela parada da respiração durante alguns segundos e associada ao ronco. O ronco é causado por um estreitamento das vias aéreas que dificulta a passagem do ar, levando ao barulho. Durante as "crises" de apneia o ciclo de sono é interrompido, por isso o corpo não obtém o descanso necessário, a curto e longo prazo este distúrbio causa diversos tipos de problemas em todo o corpo, entre eles estão os cardíacos, cerebrais, neurológicos, hipertensão, diabetes e até disfunção sexual.

Uma noite mal dormida pode resultar em sonolência excessiva, falta de concentração, de memória, irritabilidade, mau humor, depressão, dor de cabeça, entre outros. "Sintomas como estes podem causar acidentes graves de automóveis, por exemplo, por conta da sonolência diurna, além de interferirem no agravamento de doenças que podem causar a morte do paciente, como a hipertensão, enfarte do miocárdio e AVC", explicou o médico Eduardo Rollo Duarte, dentista e periodontista especialista em próteses.

Tratamento

Para que o tratamento de distúrbios do sono tenha o resultado desejado é necessária a avaliação do dentista e do médico especialista em sono, com exames próprios para determinar a gravidade da apneia, como a Polissonografia. "Após os resultados, o tratamento do ronco e das apneias leves e moderadas, pode ser feito com o uso de aparelhos intra orais, os quais o paciente usa durante a noite e retira ao acordar.", explicou o médico. "O ronco e a apneia do sono são distúrbios crônicos, o uso desses aparelhos é para sempre.", ressaltou.

"“"O aparelho também pode ser usado contra o ronco além do tratamento para apneia do sono, ele contribui para o controle da pressão arterial e do diabetes, assim o paciente tem uma melhor qualidade de vida e de sono", concluiu (com Floter&Schauff).

O artigo foi retirado do site: http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-27--141-20110723&tit=como+tratar+crises+de+apneia