O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Transtornos - Síndrome das Pernas Inquietas (SPI)

É um transtorno de transição entre a vigília e o sono. Caracteriza-se por sensações desagradáveis nos pés e um impulso incontrolável de movê-los.

As pessoas que sofrem deste mal descrevem que sentem queimação, dores, câimbras, coceiras e repuxamento dos pés, que normalmente acontecem durante a noite e não são percebidos durante o dia.  Como estes movimentos involuntários das pernas podem ocorrer diversas vezes enquanto a pessoa tenta adormecer, a qualidade do sono fica prejudicada. Pode também interferir no sono do parceiro. Desta forma quem sofre deste transtorno, normalmente sente sonolência excessiva durante o dia.

 Causas

 Alto nível de stress, ansiedade, insuficiência renal, anemia, doença de Parkinson, neuropatia periférica e em alguns casos de origem genética. Este é um problema que pode afetar também algumas mulheres grávidas.

 Tratamento

 O tratamento da síndrome das pernas inquietas (SPI) é orientado à solução da causa básica  e feito com medicação específica. O paciente pode melhorar evitando cafeína, álcool e cigarro e praticando atividades físicas leves. Os banhos quentes, exercícios de relaxamento, massagem e o apoio de almofadas nos pés podem auxiliar na diminuição dos sintomas.

 Fonte: http://www.fundasono.org.br/