O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

ATUAÇÃO DA FONOAUDIOLOGIA NO RONCO E APNÉIA DO SONO

forma do paciente voltar a respirar é despertando e isso pode acontecer várias vezes durante a noite alterando assim a qualidade do sono e gerando sonolência durante o dia. Além disso, esta síndrome gera manifestações como hipertensão pulmonar que acarreta em problemas cardíacos e hipertensão arterial devido à redução de oxigênio no sangue nos momentos de apnéia, além de outros problemas.

Na maioria dos casos, a apnéia acontece porque a musculatura da garganta fica muito relaxada durante a noite, obstruindo a passagem do ar pela garganta. A flacidez muscular faz com que as estruturas da garganta vibrem com o ar, dando origem ao ronco. Se a boca fica aberta, a língua vai para trás, diminuindo a passagem de ar e dificultando o ato de respirar.

A fonoaudiologia representa uma nova alternativa no tratamento de pacientes com síndrome da apnéia obstrutiva do sono (SAOS) a partir da terapia miofuncional oral. A terapia miofuncional consiste em exercícios para fortalecer a musculatura das estruturas faciais tais como lábios, língua, bochechas, palato mole (parte posterior do céu da boca), pois elas conectam-se entre si e dependem funcionalmente uma da outra, para assim chegar a uma harmonia muscular perfeita. São utilizados exercícios como abertura e fechamento de mandíbula, contração de bochecha para normalizar o músculo da bochecha, exercícios para adequação de palato mole, entre outros. São exercícios que ajudam a fortalecer a musculatura diminuindo assim a intensidade e freqüência do ronco e melhorando a qualidade do sono porém, se não manter esses exercícios corretamente a tendência é que a SAHOS volte.

 Texto elaborado por Fga. Mônica Oliveira Dias, CRFa 9495/RS

Fonte: Livro "“"Apnéia e Ronco: Tratamento Miofuncional Orofacial”, Kátia Carmello Guimarães

 Fonte: http://www.clinicacafe.com.br/cafe/index.php?option=com_content&view=article&id=48:atuacao-da-fonoaudiologia-no-ronco-e-apneia-do-sono&catid=1:latest-news&Itemid=50