O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Pesquisadores usam células da gengiva para criar dentes em laboratório


Uma equipe de cientistas da King’s College de Londres afirma que conseguiu criar dentes em laboratório com uma técnica que pode parecer inusitada: eles combinaram tecido epitelial da gengiva de seres humanos adultos com células mesenquimais de ratos.


Nos humanos, as células mesenquimais funcionam como as células tronco - e podem dar origem a diversos tecidos, como músculos, ossos e cartilagens.

De acordo com os pesquisadores, as células mesenquimais foram cultivadas para instruir as células epiteliais a "“"construírem” um dente. Depois disso, a combinação de células foi implantada na boca dos ratos, onde cresciam dentes híbridos de humano e rato (!).

Outros estudos já demonstraram que pequenos pedaços do tipo certo de células transportadas para a mandíbula podem desenvolver dentes funcionais. Os cientistas agora buscam uma fonte acessível de células mesenquimais humanas para que a técnica possa ser usada em clínicas, segundo Paul Sharpe, o professor que liderou a pesquisa.

"“"O próximo grande desafio é identificar uma forma de cultivar células mesenquimais humanas para serem indutoras de dentes, já que por enquanto só conseguimos fazer isso com células mesenquimais embrionárias”, afirmou Sharpe em entrevista ao site da BBC.

A pesquisa foi publicada no Journal of Dental Research.


Fonte:http://super.abril.com.br/blogs/supernovas/2013/03/12/estudo-combina-celulas-de-seres-humanos-e-de-ratos-para-fazer-crescer-dentes/?utm_source=redesabril_jovem&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_super