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A dieta do sono: esclareça as dúvidas sobre a relação entre os alimentos e a hora de dormir


Ter uma noite de sono tranquila está relacionada a uma alimentação equilibrada durante o dia e, principalmente, nas horas que antecedem o momento de dormir.

Segundo uma pesquisa realizada pela Escola de Medicina da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, as pessoas que consomem mais calorias, dormem menos por noite, enquanto as que consomem menos possuem mais horas de sono. No meio termo estão os indivíduos que dormem aproximadamente oito horas todos os dias, conforme o indicado por especialistas. Como resultado, as pessoas que tem uma dieta variada estão entre as que dormem o período aconselhado e, consequentemente, pessoas que dormem pouco, possuem uma alimentação desequilibrada. Segundo Carlos Rocha Junior, neurocirurgião cooperado a Unimed Costa Oeste, além de uma boa dieta é necessário cuidar com os tipos de alimentos consumidos antes de ir para a cama. "“"O ideal é comer até duas horas antes do sono e alimentos de fácil digestão, como frutas, legumes cozidos e iogurte”, observa. "“"Durante o sono, o metabolismo é mínimo e a ingestão de carnes e gorduras diminuem a velocidade de esvaziamento gástrico”, explica.

Bebidas

Evitar o consumo de bebidas estimulantes como: chá preto, chá verde, refrigerantes e café, auxiliam na hora de dormir. Outros tipos de bebidas conhecidas por induzir o sono são as que possuem álcool. Segundo Rocha, o álcool pode gerar o sono, mas a qualidade é pior. "“"O sono se divide em pequenos períodos, o que chamamos de fragmentação e também as fases mais superficiais, de sono mais leve, ocupam a maior parte do tempo total deste tipo de sono”, comenta.

Fatores

Segundo o neurocirurgião, outros fatores resultam na má qualidade do sono, entre elas: roupas desconfortáveis, ambientes com barulhos ou com muita luz, colchão com densidade inadequada e temperatura do quarto não ideal. "“"Além disso, o stress dia-a-dia e a falta de exercícios físicos regulares, completam a lista”, complementa.

Dicas para uma boa noite de sono

Para ter uma qualidade de sono, o ideal é manter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos regulares. "“"Outra recomendação é de aguardar uma hora, após desligar o televisor, já que alguns programas podem mudar as respostas emocionais das pessoas, como por exemplo, às deixando agitadas”, finaliza o médico.


Fonte:http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_n.php?id=24993&op=saude