O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Treinamento: Assistência de Enfermagem ao Paciente Traqueostomizado 27 e 28 de Maio


Aconteceu na Interne nos dias 27 e 28 de Maio o Treinamento: Assistência de Enfermagem ao Paciente Traqueostomizado, realizado pelo setor de Educação Permanente da Interne.

Realizada pela estagiária da Educação Permanente Ana Paula Bernardo, com auxílio da também estagiária da Educação Permanente Skarleth Simoneti como monitora, as palestras tiveram inicio às 8h e terminaram às 11h, o treinamento, ocorreu no CEMES, Centro de Estudos Maria Esther Souto, da Interne e contou com a participação dos técnicos de enfermagem da mesma.

O segundo dia do evento contou com mais técnicos, mas em uma média bem equilibrada, todos tiveram acesso ao treinamento prático e teórico, com adaptação realizada pelo setor da escala.

Após este treinamento eles saem habilitados a trabalhar com pacientes traqueostomizados, o que no momentos faz parte de um maior número dos pacientes da Interne. E na maioria dos casos os técnicos tem apenas um conhecimento em procedimentos básico.

Entenda um pouco mais:

Paciente traqueostomizado é o paciente que passa por uma cirurgia de exteriorização da luz traqueal, para favorecer respiração e retirada de secreção. E é de fundamental importância que os técnicos estejam habilitados para trabalhar com paciente deste tipo, vizando total higienização, troca de fixação e auxilio ventilatório de modo não invasivo.

É sempre positivo quando há participação e interesse no treinamento, pois além da aprendizagem de novas formas de trabalhar com um paciente de uma complexidade média, também há atualização de seus conhecimentos.

Todos os meses realizamos busca ativa com nossos técnicos que ainda não participaram para que haja sempre melhoria na qualificação de nossos profissionais.

Dúvidas foram esclarecidas e o desempenho foi excelente. Ao final do treinamento foi servido um lanche na Interne para selar mais uma participação bem sucedida.

 

TRAQUEOSTOMIA

A traqueostomia é um dos recursos que podem ser usados para facilitar a chegada de ar aos pulmões quando existe alguma obstrução no trajeto natural.

Traqueostomia é uma pequena abertura feita na traquéia, que fica na parte anterior do pescoço, próxima ao "pomo de Adão". Neste local, é introduzido um tubo de metal (chamado cânula traqueal) para facilitar a entrada de ar.

INDICAÇÕES

Obstrução das vias aéreas

a.Disfunção laríngea
b. Trauma
c. Queimaduras e corrosivos
d. Corpos estranhos
e. Anomalias congênitas
f. Infecções
g. Neoplasias
h. Manejo pós-operatório
i. Apnéia do sono

Limpeza das vias aéreas
a. Idade avançada
b. Fraqueza
c. Doenças neuromusculares
Suporte Ventilatório