O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Lançamento do Livro: Terapia e Espiritualidade: reflexões e práticas


A Psicóloga Drª Lúcia Freire especialista em terapia da família. É terapeuta comunitária (em formação) e leciona em algumas universidades no Recife em cursos de pós-graduação e formação em terapia familiar (UFPE, ESUDA, LIBERTAS e FAFIRE), há 20 anos.

Na Interne, Lúcia presta serviços de terapia breve para os funcionários (num projeto-piloto) e atualmente oferecendo Rodas de Terapia Comunitária para diversos grupos (funcionários, familiares dos pacientes e usuários idosos).

Ela está lançando o livro: TERAPIA E ESPIRITUALIDADE: REFLEXÕES E PRÁTICAS; que será lançado no dia 14 de Junho às 19h no IAF - Instituto de Apoio à Família na Avenida Visconde de Suassuna, 871, Santo Amaro. Pela Libertas Editora.

Pensando na importância da reflexão sobre o aspecto da espiritualidade nas práticas profissionais, Lúcia convidou vários colegas queridos (psicólogos, médicos, terapeutas de diversas abordagens) para escreverem artigos falando de suas crenças espirituais, de sua atuação profissional e a junção destas duas coisas na prática.

São 14 capítulos escritos por 17 autores abordando temas como: Psicomotricidade Relacional, Terapia Comunitária, Terapia Familiar, Psicologia Budista e Constelações Familiares, Reiki, Atendimento Fraterno em Casas Espíritas, Medicina Biosociopsicoespiritual, Resiliência, Mediação de Conflitos, Religião, Estágios de Fe e os Ciclos de Vida, Psicanálise e Espiritualidade, Drogas e Musicoterapia. São temas bem variados em uma leitura muito rica e agradável. Os autores escreveram de forma clara, compreensível e com o seu coração, afirma Lúcia. Colocando em cada linha os seus sentimentos dentro de suas praticas profissionais.
O título de "Terapia e Espiritualidade: Reflexões e Praticas" é um convite para refletirmos sobre a dimensão da espiritualidade em nossas praticas profissionais.

Este não é a primeira publicação de Lúcia, ela nos contou um pouco sobre seu trabalho. Co-autora em dois livros:"Trajetória da Terapia Familiar no Brasil"; "Psicologia:Campos de Atuação, Teoria e Pratica" com o capitulo "A Atuação do Psicólogo no Atendimento a Casais e Famílias; é co-organizadora do livro "Famílias" escrito por ex-alunos do curso de terapia familiar do LIBERTAS; e agora organizadora deste livro "Terapia e Espiritualidade:Reflexoes e Praticas" com a colaboracao de outros colegas co-autores)


"“"No mundo literário, sou co-autora nos livros "“"Psicologia: Campo de Atuação, Teoria e Prática”, e "“"Origem e Trajetória da Terapia Familiar no Brasil”, co-organizadora do livro "“"Família”,  e agora organizadora deste livro "“"Terapia e Espiritualidade: Reflexões e Práticas”. Estou muito feliz em perceber que, assim como eu, meus colegas embarcaram neste sonho e que ele tornou-se uma realidade, e espero com esta obra estar contribuindo para o crescimento de todos os leitores na busca de sua transcendência e no caminho que o leva ao encontro de si mesmo”, conta Lúcia.

O Coordenador Médico do programa FiqBem da Interne, Jurandir Brainer, teve participação em um dos capítulos do livro. Jurandir, cuida do gerenciamento do programa FiqBem, além de gerenciar toda a parte de educação no Centro de Estudo Maria Esther Souto - CEMES;
Ambos programas fazem parte da Interne.

Jurandir, vem fazendo um trabalho brilhante na parte educacional da empresa, motivando os funcionários, com palestras, treinamentos e aprimoração, além de melhoria na aspecto educacional e profissional de cada um. Sua importância e a qualidade de seu trabalho é um orgulho para a Interne.

Lúcia, conta que convidou Jurandir para escrever sobre a espiritualidade dentro da área da medicina e ele escreveu um capítulo maravilhoso sobre: "Medicina Biosociopsicoespirtual", onde faz uma trajetória histórica da medicina das doenças culminando na necessidade de estarmos atentos aos aspectos que vão alem do diagnóstico médico, algumas vezes limitado e que não responde a todas as questões no tratamento dos pacientes.

A Interne tem o prazer de fazer a divulgação do lançamento dessa obra, escrita por nossa colaboradora Lúcia com participação do nosso coordenador Jurandir. Parabenizamos os dois por mais essa conquista.