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Veja 10 alimentos que ajudam na hora de dormir

Imagem meramente ilustrativa

Pesquisas desenvolvidas ao redor do mundo já provaram que quase todas as pessoas têm noites de sono ruim.

A insônia é causada pelo sono interrompido que faz com que a pessoa alterne minutos acordados e dormidos. Os grandes vilões desse problema são o álcool, depressão e ansiedade. Apesar disso, alguns alimentos ajudam na hora de dormir.

Quem tem dificuldade em pegar no sono, pode sofrer de cansaço e sonolência durante o dia, ter dificuldade de atenção e concentração, além de piorar a capacidade de memória e evidenciar o controle de fala e irritabilidade.

Segundo a médica Suzete Motta, a insônia - que atinge pessoas de todas as idades -  caracteriza-se pela dificuldade em pegar no sono, continuar dormindo após pegar no sono ou acordar muito cedo pela madrugada. "“"Dependendo do nível de insônia, é possível ter complicações nas funções de órgãos vitais, hipertensão, alucinações visuais ou auditivas. A privação do sono também pode funcionar como gatilho para várias doenças neurodegenerativas", diz a médica.

A dica básica para a solução do problema é evitar cafeína após 18h, deitar-se mais cedo, apostar em alguma técnica de relaxamento. A alimentação pode ser uma grande aliada. Há alimentos que ajudam o relaxamento, proporcionando melhor qualidade do sono. Entre eles, podemos destacar o alface e as ervas. "“"Alimentos fontes de triptofano, como carboidratos, encontrados na banana, podem ajudar a proporcionar noites bem dormidas, pois o triptofano participa da formação da melatonina, hormônio responsável pelo sono”, acrescentou a médica.

Veja alguns alimentos que podem ajudar na hora de dormir:

Banana

Além de ser uma grande fonte de vitaminas como o complexo B, B6 e magnésio a banana tem um papel importante na produção de serotonina, hormônio que ajuda a relaxar.

Semente de gergelim

Rica em vitamina B6, é fundamental para conversão do triptofano em serotonina. Também é rica em cálcio, que ajuda na saúde dos ossos.

Aveia

Fonte de triptofano ajuda também a manter um sono continuo.

Arroz integral

É fonte de carboidrato de boa qualidade, que também é importante para regulação de serotonina e melatonina. Uma dieta pobre em carboidrato pode prejudicar essa produção.

Ovo

Temido por quem quer emagrecer, o ovo é rico em vitamina B12 e em colina, substância que está associada à melhora da depressão.

Linhaça

Rica em ômega 3, que ajuda na regulação dos neurotransmissores, a linhaça melhora, não só o sono, mas o humor, a ansiedade, a irritabilidade e a depressão, além de ser um poderoso anti-inflamatório. Auxilia também no tratamento para perda de peso.

Salmão

Outra fonte rica em ômega 3. Vale destacar que o salmão também é fonte de B12, vitamina essencial na conversão do triptofano para serotonina.

Maracujá

Tem efeito calmante e pode auxiliar no relaxamento antes de dormir, além de ser fonte de vitaminas do complexo B. Opte por um suco de maracujá com uma pedrinha de gelo de couve.

Couve

É essencial no sono e no relaxamento muscular. Uma boa dica é fazer cubos de gelo de couve. Pegue as folhas de couve, bata com um pouco de água e coloque na forma de gelo. Passe a usar estes cubos ao invés de gelos normais.

Amêndoa

Rica em antioxidantes, é ótima para a saúde do coração e diminui o colesterol, já que é fonte de gorduras boas como o ômega 3. Esta substância também tem papel importante no sono.


Fonte:http://br.mulher.yahoo.com/blogs/notas-mulher/veja-10-alimentos-que-ajudam-na-hora-dormir-142015797.html