O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Pizza das Quintas


Aconteceu hoje dia 27 de Junho, mais um dia de Pizza das Quintas!

A pizza das quintas é um evento organizado mensalmente, em uma quinta-feira no horário de almoço, onde algum setor da Interne mostra seus projetos para o resto da empresa, e posteriormente nossos funcionários saboreiam uma pizza no almoço. As inscrições podem ser feitas por todos os funcionários da empresa com antecedência para efetivar a participação no evento.

Desta vez, após uma discussão coletiva, o tema escolhido foi: Sustentabilidade e Responsabilidade Social. E pela primeira vez, a equipe decidiu trazer uma especialista de fora da empresa para abordar o tema com mais prioridade.

O evento foi organizado pelo setor de Educação Permanente da empresa no Centro de Estudos Maria Esther Souto - CEMES às 12h e contou com a participação de vários funcionários que encheram o auditório. A convidada foi a bióloga Denise Bacellar, que realiza palestras voltadas ao meio ambiente e sustentabilidade por todo o estado e em algumas cidades do Nordeste. Atualmente, a bióloga trabalha na AMANE - Associação para Proteção da Mata Atlântica do Nordeste.



A introdução foi feita pela Coordenadora da Educação Permanente Carolina Almeida, que falou sobre a importância do tema para a empresa e para a sociedade como um todo. A partir daí, Denise iniciou a palestra mostrando um curta impactante, feito de animação que mostra o quão os seres humanos pensam apenas neles e esquecem que dividem o planeta com cerca de 30 milhões de outras espécies.


Denise aborda o tema de sustentabilidade de forma bastante clara e direta, mostrando que o planeta é finito e que se não pudermos fazer muito, que pelos menos façamos a nossa parte da melhor forma. É preciso parar de estragar e tentar restaurar como der o planeta.

Citando alguns exemplos pelo mundo de áreas, pessoas e empresas que foram transformadas positivamente pela sustentabilidade, ela trouxe a tona para nossa realidade e nosso dia a dia o tema. Após mostrar mais 2 curtas, dados e estatísticas sobre uma real e possível mudança positiva para o planeta como um todo, ela define o que é ser sustentável.


"“"É um processo de transformação no qual a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento tecnológico e a mudança institucional se harmonizam e reforçam o potencial presente e futuro, a fim de atender às necessidades e aspirações humanas”.


Denise ainda reforça que no dicionário, sustentável vem do latim süstentãre que representa: conservar, proteger, fazer resistir, socorrer e defender. Finalizando com a lembrança de 4 importantes tópicos: Consumo Responsável, Recursos Limitados, Igualdade e Equidade, Perspectiva de Longo Prazo.

Após a palestra, foi aberto ao público para perguntar e debater o tema, onde a equipe desenvolveu e mostrou bastante interesse. Ao final, depois dos aplausos, os participantes puderam se deliciar com as pizzas oferecidas no evento.


Entenda um pouco mais sobre o tema escolhido:

O termo sustentabilidade tem-se tornado tema-chave de discussões em qualquer parte do mundo, ou seja, esta palavra nunca esteve tão na moda como atualmente. São as atitudes sustentáveis concretas que fazem a total diferença, pois proporcionam mudanças relevantes em prol da qualidade de vida e propiciam iniciativas para diminuição da poluição que assola os mares e rios, bem como outras fontes naturais do planeta.
Em contrapartida a responsabilidade social pode significar uma visão empreendedora nas empresas, voltada mais especificamente para os aspectos do entorno social do qual a empresa está inserida, assim como a busca constante em atingir um desenvolvimento sustentável e com qualidade de vida, sem deixar de lado a preocupação com a geração de lucro e vantagem competitiva no mercado atual.