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Qualidade do sono pode influenciar na dieta, diz nutricionista

Karin Honorato destaca alimentos que podem ajudar a melhorar o sono. Segundo ela, quando pessoa dorme mal, pode comer mais durante o dia.


Do G1 MG

A nutricionista Karin Honorato fala neste sábado (3) sobre a influência do sono para o emagrecimento. Ela ainda indica alimentos que podem ajudar a propiciar uma noite bem dormida. Segundo Karin, a má qualidade do sono pode atrapalhar a dieta. “Os estudo científicos já mostraram que quem ronca, quem dorme menos do que deveria, sofre com insônia, ou tem uma noite ruim por apineia pode até engordar”, explica. Quando a pessoa dorme mal, ela tende a comer mais durante o dia, principalmente doces e carboidratos, de acordo com a nutricionista. Como consequência, Karin cita o ganho de peso e gordura abdominal e a diminuição da massa muscular. Ela ainda alerta para os riscos de doenças cardiovasculares, o aumento das chances de diabetes e de dores no corpo, caso o sono mal dormido vire um problema crônico.

Alimentos
O iogurte natural e a banana podem ajudar a melhorar o sono da pessoa. Ricos em triptofano, eles ajudam a aumentar a serotonina, que forma o hormônio do sono, destaca a nutricionista.
Os alimentos ricos em carboidratos como arroz integral, batata doce e aveia também podem ajudar a induzir um bom sono. Segundo Karin, o carboidrato ajuda a levar o triptofano até o cérebro.

O arroz integral e a aveia também são ricos em hormônio do sono – a melatonina – assim como a ervilha, as frutas vermelhas e a cebola.

Fontes de magnésio, as verduras escuras são indicadas por Karin, assim como as sementes e castanhas. Segundo ela, o mineral ajuda a relaxar os músculos e os nervos. Ela destaca a alface e a hortelã por possuírem mais substâncias que favorecem o sono.

Para encerrar, Karin ressalta a importância dos chás e cita como exemplo o de camomila e o de folha de maracujá.

Fonte: http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2013/08/qualidade-do-sono-pode-influenciar-na-dieta-diz-nutricionista.html