O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Estudo diz que exercícios vocais podem ajudar a reduzir o ronco


Um simples ritual de exercícios vocais podem fortalecer a garganta e os músculos do palato, que são as principais causas do ronco, dizem os especialistas.

De acordo com o site Daily Mail, a descoberta foi feita depois que uma professora de música ajudou um amigo a parar de roncar.

Alise Ojay fez um programa de exercícios musicais que trabalham a garganta e ajudam a parar o ronco e a apneia do sono.

A iniciativa da professora estimulou um estudo mais aprofundado sobre o assunto da Exeter University em parceria com o Royal Devon e a Exeter NHS Foundation Trust. A pesquisa teve 30 voluntários que fizeram poucos minutos de exercícios por três meses. Ao final do tratamento, o ronco tinha melhorado consideravelmente em relação aos outros 30 casos estudados.

"Alise me disse que um número considerável de pessoas tinha tido benefícios com o programa de exercícios de canto. Então, fiz uma triagem e os resultados são mesmo interessantes. Concluímos que as atividades reduzem a frequência e a severidade do ronco e melhoram a qualidade do sono", afirmou Malcolm Hilton, otorrinolaristologista responsável pelo estudo.

Segundo o especialista, a descoberta abre um leque de possíveis tratamentos para a apneia e pode reduzir o número de intervenções cirúrgicas. "No entanto, a técnica precisa ser usada em conjunto com mudanças de vida, como a perda de peso, por exemplo", alerta Dr. Hilton.


Fonte:http://saude.terra.com.br/doencas-e-tratamentos/estudo-diz-que-exercicios-vocais-podem-ajudar-a-reduzir-o-ronco,33d715a6beb90410VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html