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Viver bem 7: Cuide de seu sono


Bom dia, amigo leitor. Dormiu bem essa noite? Pois é, hoje falaremos do sono e da importância de se dormir bem e o suficiente.

Não sei quanto a você, mas eu não consigo dormir as digníssimas 8 horas que seriam, segundo o que aprendemos até hoje, o ideal de sono que uma pessoa normal deveria ter. Isso sempre me preocupou, principalmente por ser atleta.

Quem já estudou sobre treinamento desportivo ou simplesmente quis ter melhores resultados na academia sabe que os pilares do resultado são a dieta, o treino e o sono, além dos fatores psicológicos. No meu caso era a falta de sono o principal problema. Isso sempre me preocupou muito, assim como vejo que incomoda muito também as pessoas que buscam uma melhor qualidade de vida. Eu sempre dormi 5 horas por noite, estudando, treinando pesado e trabalhando. Apesar de sentir um pouco de sono de manhã e ser pesado levantar nos primeiros momentos, eu sempre desempenhei bem os papéis, mas sempre com essa culpa de “preciso dormir 8 horas”.

Hoje penso diferente e sei que essa culpa é mais prejudicial que a própria falta do sono. Então você sofre duas vezes. Mudei meu pensamento e deixei de me culpar quando percebi que os melhores atletas e as pessoas mais produtivas que conheci tinham rotinas iguais à minha, deixando pouco espaço para longas noites de sono. Porém, também vi pessoas ficarem extremamente improdutivas e até mesmo debilitadas passando períodos dormindo menos do que era necessário pra elas.

Existe a quantidade e a qualidade de sono. Ter um sono de qualidade é atingir o estado de sono profundo, onde realmente descansamos e todos os bons hormônios do corpo são produzidos. Porém, antes de atingir esse sono profundo entramos em vigília, que é aquele sono inicial, mais leve. Pessoas que vão dormir muito preocupadas e estressadas ficam muito mais tempo em vigília, até as ondas cerebrais se acalmarem para poder mergulhar no sono profundo. Já aqueles que dormem mais relaxados podem entrar em sono profundo quase que instantaneamente. Isso significa que você pode dormir menos, mas com mais qualidade se conseguir manter a mente mais calma nos períodos antes de dormir.

Então, a dica é evitar filmes violentos e músicas pesadas ou agitadas antes de dormir. Cultivar o hábito de uma leitura espiritualista, meditar ou ouvir uma música calma também ajuda muito. O mais importante de tudo é conhecer seu corpo e descobrir qual é o tanto certo de sono pra você. Na vida moderna, todos dormimos menos, mas tente não ficar com menos de 6 horas de sono por noite e siga as dicas de dormir mais relaxado para compensar na qualidade o que você não tem em quantidade.

 

Fonte:http://www.parana-online.com.br/colunistas/364/98309/