O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Excesso de peso faz pessoa roncar mais; diz médica


Cerca de 30% dos paulistanos sofrem algum tipo de distúrbio do sono. Dentre eles, o ronco é bastante comum e faz com que tanto o roncador, quanto as outras pessoas que vivem com ele, tenham noites bem mal dormidas.


Para se livrar do problema, é preciso conhecer as causas, tratamentos e mudanças na rotina que podem ajudar a amenizar o barulho noturno.

A médica Fatima Dumas Cintra, coordenadora do Centro de Arritmia Hospital Israelita Albert Einstein, tira as principais dúvidas sobre o assunto.


Quem está acima do peso ronca mais?
Sim, a obesidade facilita o aparecimento de ronco e distúrbios respiratórios durante o sono.


Quem ronco tem mais chance de ter problemas cardíacos?
Depende, se o ronco for associado à apneia obstrutiva do sono, existe a relação. Se o ronco for esporádico e sem pausas na respiração não há evidências consistentes que isso afete o sistema cardiovascular. A apneia é um fator de risco para várias condições cardiovasculares como hipertensão arterial, insuficiência cardíaca congestiva, acidente vascular cerebral, doença arterial coronária, síndrome metabólica e arritmias cardíacas. Recentemente, a apneia foi associada ao aumento na mortalidade cardiovascular em pacientes com a forma severa da doença sem tratamento.


O ronco pode aumentar as chances de o homem ter disfunção erétil?
Depende, se o ronco for associado à apneia obstrutiva do sono a resposta é sim. Segundo estudos, quando o ronco estiver associado à SAOS (síndrome da apneia obstrutiva do sono) até 25% dos homens (dentro deste quadro de ronco e apneia) apresentam redução da libido e impotência.


Quem ronca deve evitar fazer exercícios físicos à noite?
Fazer exercícios físicos regulares compatíveis com sua idade e capacidade física é sempre bom.


Quando há exagero na bebida, é possível que a pessoa ronque mais?
Sim, é comum aparecer ou agravar o ronco após ingestão alcoólica. Um maior colapso das vias aéreas superiores durante o sono está associado a redução do fluxo aéreo e o aparecimento de ronco. O álcool favorece o colapso das vias aéreas. Quando a obstrução das vias aéreas é completa ocorre a apnéia.


Bebês também roncam?
Sim e precisam de avaliação para verificar o motivo do ronco.


Quem ronca tem apneia obstrutiva do sono?
A maioria dos pacientes com apneia ronca, mas nem todos os pacientes que roncam tem apneia, é necessário ter a pausa respiratória com consequente queda nos níveis de oxigênio do sangue  para que ocorra a apneia.


É indicado fazer a polissonografia para quem ronca?
A indicação de polissonografia está associada a vários fatores que a equipe médica irá analisar durante a consulta (sono não reparador, sonolência excessiva diurna, ronco, presença de alterações cardiovasculares, etc)


Que profissional deve ser procurado para tratar o ronco? 
Médicos com experiência em medicina do sono (OBS: atualmente medicina do sono ainda não é uma especialidade médica é uma área de atuação)


Muitas vezes o dentista pode melhorar o ronco?
Alguns casos podem ser tratados com o aparelho intraoral que minimiza o ronco.


Homens roncam mais?
Na verdade, os homens roncam antes (começam a roncar mais cedo), entretanto após a menopausa as mulheres começam a ter anormalidades respiratórias do sono e a presença de ronco e apnéia tende a se equiparar aos homens.


Fonte:http://saude.terra.com.br/saude-bucal/atualidades/excesso-de-peso-faz-pessoa-roncar-mais-diz-medica,93af9cd6a6401410VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html