O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Crônicas Ética e Bioética

Artigos

Crônicas Ética e Bioética


Ética e Bioética
Maria da Conceição Coelho Muniz


Entendo que a ética reconhece o valor de todos os seres vivos e encara os humanos como um dos fios que formam a grande teia da vida.
Nesta teia, todos os fios são importantes, inseparáveis e coprodutores uns dos outros.
Ao nos dedicarmos a agir eticamente, estaremos buscando saúde e vida. Esta busca leva o ser humano a um processo contínuo de crescimento.
Tudo que foi visto e ouvido faz parte do nosso cotidiano.
Como o nosso trabalho é realizado em um ambiente complexo, nele todas as nossas ações- modo de ouvir, olhar, tocar, falar, comunicar e realizar procedimentos- são questionáveis do ponto de vista ético.
A maneira como nos portamos e nos relacionamos com pacientes, com familiares de pacientes e colegas de trabalho, pode influenciar o resultado do nosso trabalho.
Uma relação de reciprocidade não permite arrogância, onipotência e autoritarismo, mas permite a liberdade de expressão de pensamentos, ideias e experiências passando pelo respeito, compreensão moral e ética dos envolvidos.
A autoavaliação nos permite descobrir que somos seres falíveis, frágeis, insuficientes, carentes e que necessitamos de mútua compreensão.
Enfim, o que queremos é que nossas ações sejam pensadas, refletidas, competentes e que, principalmente, as profissionais da enfermagem se utilizem do conhecimento disponível de forma responsável.
Assim, pode-se perceber que a preocupação com a ética na assistência à saúde, não se restringe a simples normatização contida na legislação ou nos códigos de ética profissional, mas entende-se como respeito à pessoa como cidadã, enfatizando que a “essência da bioética é a liberdade, porém com compromisso e responsabilidade”.


...

A importância do Home Care
Luciana da Silva Luz


Hoje em dia é essencial para os pacientes, principalmente crianças e idosos, que suas famílias continuem com seus entes queridos em seu seio de amor e carinho para assim ajudar em sua recuperação. Isso também ajuda os hospitais fazendo com que eles ofereçam mais leitos disponíveis para quem não tem condição de estar em sistema de Home Care.

Nós técnicos, temos que lembrarmos que somos o novo, o diferente dentro da residência do paciente e isso foge à rotina daquela família, sendo assim, temos que nos unir tentando passar o mínimo de problemas para os mesmos.

Também lembrar que estamos ali para fazer a diferença, oferecendo sempre o melhor de nós, para manter o conforto e a segurança da vida que está em nossas mãos. Com certeza no futuro iremos querer o mesmo para nós.


...

Ética e Bioética em Home Care
Raquel Lourenço da Silva


Sempre sonhei trabalhar na área de saúde e para se trabalhar com vidas precisa ter amor pelo que faz.
Tive a oportunidade de ser selecionada para trabalhar nessa empresa e faço isso com muito orgulho e dedicação.
Aprender a respeitar a família que me acolheu, bem como o paciente que foi entregue em minhas mãos para cuidar e garantir o meu espaço no meu setor de trabalho. Procuro ser responsável, assumindo erros e sendo humilde para procurar ajuda quando precisar.
Tenho a consciência de que o meu paciente é um ser que precisa de cuidados e que o meu comportamento dentro da residência interfere na recuperação e melhora do mesmo. Procuro sempre dar o meu melhor sem esperar nada em troca, pois não há sensação melhor do que ter a certeza de que o dever foi cumprido.


...

A importância do cuidado em Home Care
Hosana Alves de Lima Santana


Ética se refere à reflexão crítica sobre o comportamento humano, e na Enfermagem faz parar para pensar na responsabilidade profissional, busca pela autonomia, do agir com competência em mobilizar conhecimentos para julgar e eleger decisões para a prática profissional e democrática. Esta reflexão que interpreta, discute e problematiza, investiga os valores, princípios e comportamento moral a procura do “bom” da “boa vida” do “bem estar” da vida em sociedade.
A tarefa da ética é a procura de estabilidade das razões que justificam que deve “ser feito” e não o que pode “ser feito”. É procurar das razões de fazer e não fazer, de apoiar ou desaprovar, o que é bom do que é mau, do justo e do injusto. A ética pode ser considerada uma palavra de indagações e não de normalização do que é certo e do que é errado.
Na bioética, bio representa conhecimento biológico, a ciência dos sistemas viventes, enquanto a ética apresenta conhecimento dos sistemas dos valores humanos. O nascimento da bioética é uma ética aplicada, que se ocupa das novas tecnologias das ciências médicas e da solução adequada. A bioética abrange vários princípios como: autonomia, beneficência, justiça e respeito à vida.
Os termos apresentados são de muita importância para os seres humanos, caminham juntos e são aplicados no desenvolver da vida.


...

Ética e Bioética
Edileuza Mattos


Nós técnicos temos a responsabilidade de proporcionar ao paciente uma boa adaptação ao Home Care e também nos adaptar ao paciente. Passar para ele confiança e segurança nos procedimentos realizados, pois se sabe que em Home Care, é técnico e paciente.
Prestar atenção na via de administração de medicamentos, antes de administrar ler a prescrição para certificar-se da via e do horário, ao realizar o HGT prestar atenção e cuidado, pois estamos usando pérfuro cortante. Não falar determinados assuntos na presença do paciente para não deixá-lo constrangido. Ao passar o plantão comunicar o que aconteceu se houve alguma alteração nas medicações, nos SSVV (sinais vitais), não se esquecer de relatar no caderno os acontecimentos e comportamento do paciente. Isto é muito importante para dar continuidade aos cuidados do paciente.
Devemos também, lembrar de ter o cuidado para não nos envolver com a família e nem com os seus problemas, passando sempre para eles a segurança e a confiança nos procedimentos realizados.
No Home Care, devemos manter o profissionalismo e respeitar a privacidade da família.