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O sono e sua importância para o nosso bem estar


Vida de jovem não é fácil. Trabalho, estudo, curso e família são alguns elementos necessários para ter uma vida social equilibrada. Com tantos afazeres e adrenalina quase não tem tempo para dormir, nem se que de tirar um cochilo. Mas que importância há em dormir corretamente?

 

O normal do repouso é de 6 a 8 horas por noite. Dormir bem é essencial não somente para melhorar a desempenho das tarefas diárias, mas para nos trazer saúde e conforto.

A estudante Damilly Gomes, 19 anos, conta que não tem tempo para dormir muito. “Durmo apenas o necessário- 8 horas por dia-, por ter muitas tarefas para fazer. Quanto mais eu durmo mais perco tempo”, esclarece.

Já a estudante de direito, Taís Freitas, 20 anos, relata que dorme mais que o recomendado e que se sente estressada quando não faz isso. “Eu estudo, trabalho e tenho outros afazeres, por isso preciso de um bom sono. Quando isso não acontece, fico de mau humor e não funciono”, conta.

De acordo com a Fisioterapeuta Lidiane Santana, é muito importante que os jovens cuidem da saúde do sono. “Durante o sono são regulados importantes hormônios de controle de todos os sistemas do corpo. Além disso, são preservadas e reestruturadas aquisições cerebrais importantes. Uma vez que a saúde do sono está mal, todo o funcionamento da saúde do corpo e funções de suma importância como a cardíaca, circulatória, pulmonar, sexual, renal, de crescimento, dentre outras, podem estar comprometidos”, alega.

Ela afirma também que tirar um cochilo após o almoço desestressa e ajuda no nosso bem-estar. “A famosa sesta diminui o nível de estresse no organismo, possibilitando correta regulação hormonal, aumento de produtividade e aumento da capacidade de memória”, garante Santana. Ainda de acordo com a fisioterapeuta, além dessas vantagens, o sono rápido nos livra de problemas futuros com a nossa saúde e ajuda no funcionamento memória. “Uma pequena cochilada no início da tarde diminui o risco cardíaco e estimula as funções cerebrais. Outra importante função do cochilo é de ajudar a completar e reestabelecer o período do sono de indivíduos que apresentem distúrbios”, conclui.

 

Segundo Lidiana, para quem tem dificuldade de iniciar o sono à noite “o melhor caminho é desenvolver um ritual e a higiene do sono”. E para resolver esse problema, ela deu algumas dicas que podem ajudar a manter o sono equilibrado.

•Estabelecer um horário regular para o sono;

•Evitar levar problemas para a cama, afinal cama é lugar de dormir e namorar;

•Evitar fazer refeições “pesadas” próximas ao horário de dormir;

•Atentar para qualidade do ambiente de sono: colchão, iluminação, travesseiro;

•Evitar a prática da atividade física nas 3 horas que antecedem o horário de dormir,

•Estabelecer um ritual que envolva um relaxamento que prepare a mente e o corpo para o ciclo de sono.

 

Já sabemos que dormir é bom e faz bem à saúde. Agora é só aproveitar para relaxar bastante e acordar com mais disposição para enfrentar o dia.


Fonte:

http://papodesaude.tumblr.com/