O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Enviar mensagens de texto antes de dormir pode prejudicar a qualidade do sono


Trocar mensagens de texto antes de se deitar pode ser prejudicial para a qualidade do seu sono e - por consequência - saúde, de acordo com um estudo publicado na Psychology of Popular Media Culture.

Cerca de 83 estudantes universitários terão sido inquiridos em relação aos hábitos de utilização dos seus telemóveis, e os resultados pareceram sugerir que quanto mais mensagens de texto enviassem antes de ir dormir, mais difícil seria obter uma boa noite de sono.

O motivo para este prejuízo tem uma explicação que facilmente poderia passar por senso comum: as respostas tardias às mensagens enviadas, as quais perturbam - mediante alertas sonoros, vibratórios ou simplesmente pela luz do ecrã do telemóvel - o sono REM dos seus utilizadores, privando-os de um padrão de sono saudável.

Também a pressão acrescida de responder imediatamente a uma mensagem recebida, independentemente de ser demasiado tarde ou demasiado cedo, pode contribuir para prejudicar a qualidade geral do sono.

A solução para este problema é bastante simples, de acordo com os investigadores: basta desligar o telemóvel, ou colocá-lo em modo silencioso (não vibratório) antes de ir dormir, com o ecrã virado para baixo.

 

Fonte:http://www.ionline.pt/artigos/tecnologia/enviar-mensagens-texto-dormir-pode-prejudicar-qualidade-sono