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Como dormir bem: As melhores dicas para uma boa noite de sono


O sono é um momento de descanso em que ocorre o relaxamento dos músculos e no qual a mente armazena todas as informações que foram absorvidas durante o dia, é ainda durante esse descanso que o corpo libera algumas substancias saudáveis para o organismo como, por exemplo, o hormônio do crescimento e o hormônio leptina que é o que causa saciedade durante a noite.

Apesar dos benefícios oferecidos por uma boa noite de sono, em um mundo cada vez mais agitado essa possibilidade tem se tornado privilegio de poucas pessoas, e pudera, a correria do dia a dia é capaz de causar grandes doses de estresse, o que somada a uma má qualidade de vida pode ser a causa da insônia de muitos na atualidade.

O panorama do sono no Brasil

De acordo com o instituto do sono 63% da população adulta do País possui alguma queixa sobre suas noites de sono. Em São Paulo, 25% da população tem dificuldades para dormir, 27% acorda precocemente, e 36% possui dificuldade em manter o sono durante a noite.

Diante do atual panorama do sono no País, inúmeras pessoas têm recorrido ao uso de medicamentos farmacêuticos prescritos, entretanto, o que muitas não sabem é que dependendo o estágio do problema, é possível dormir bem seguindo apenas algumas dicas, e é sobre as melhores delas para uma boa noite de sono que falaremos na sequência.

 

Veja as melhores dicas para ter uma boa noite de sono

Durante o dia é permitido consumir alimentos que contenham cafeína, mas, durante a noite é bom evitar, especialistas afirmam que deve-se evitar alimentos à base de cafeína em um período de pelo menos 4 horas antes de se deitar, o motivo é que essa substância estimula organismo ao passo que dá mais energia para o corpo. Vale ressaltar aqui o fato de que bebidas alcoólicas também devem ser evitadas durante a noite, pois, além de causar irritação no estomago são bebidas diuréticas, o que levará o indivíduo a levantar-se durante à noite para ir ao banheiro.

 

Comida leve – Segunda dica para dormir bem

O estomago leva em média 2 horas para digerir o alimento, por isso, o mais indicado para anoite é consumir alimentos leves, tais como sopas, caldos, saladas e frutas. Caso tenha pecado um pouco na comida espere esse período de duas horas para só então ir se deitar.

 

Crie uma rotina – Terceira dica para dormir bem

Procure dormir todos os dias na mesma hora, o metabolismo costuma demorar um pouco para se acostumar, mas não desista , crie uma rotina e durma todos os dias no mesmo horário mesmo nos finais de semana.

 

Escureça tudo – Quarta dica para dormir bem

Procure apagar todas as luzes, inclusive as de abajur, celulares e computadores, assim seu organismo entenderá que já é hora de descansar.

 

Atividades relaxantes – Quinta dica para dormir bem

Se ao deitar não conseguir dormir em 30 minutos procure levantar e fazer uma atividade relaxante como ler um livro, ficar deitado tentando dormir causa estresse ao corpo e produz ansiedade. Vale ressaltar que computador e tv devem ser evitados nesse momento, antes prefira uma música leve para relaxar e conseguir pegar no sono.

Evite dormir durante o dia – Sexta dica para dormir bem

Para quem tem insônia, dormir durante o dia não é recomendado, pois ao anoitecer não haverá um sinal sequer do sono, podendo mesmo diante disso, sentir-se cansado e indisposto.

 

Fonte:http://www.clickgratis.com.br/virtual/saude/como-dormir-bem-as-melhores-dicas-para-uma-boa-noite-de-sono/