O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Pílula anticoncepcional aumenta risco de glaucoma, diz estudo


Foto: Getty Images

Mulheres que tomam pílula por mais de três anos têm o dobro de probabilidade de ter a doença.


Pílula anticoncepcional pode aumentar o risco de glaucoma. De acordo com pesquisa da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, usá-la por mais de três anos dobra as chances de desenvolver o problema ocular. Os dados são do jornal Daily Mail.

Os cientistas analisaram 3.406 americanas com 40 anos ou mais. Embora não tenham constatado efeito causal direto de contraceptivos orais, os dados indicam que o seu uso prolongado pode ser um fator de risco. Estudos anteriores demonstraram que o hormônio estrogênio, presente na pílula, pode desempenhar um papel importante no surgimento da doença.

O glaucoma ocorre quando os tubos de drenagem são bloqueados, impedindo a drenagem do fluido, o que causa aumento de pressão ocular. Se não for tratado, pode levar à perda progressiva de visão e até a cegueira.


Fonte:http://saude.terra.com.br/doencas-e-tratamentos/pilula-anticoncepcional-aumenta-risco-de-glaucoma-diz-estudo,0f3b012197072410VgnVCM3000009af154d0RCRD.html