O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

4 tipos de lanches para manter o corpo em forma


Cair de boca no biscoito recheado destrói qualquer dieta. Por isso é importante ter sempre por perto comidinhas saudáveis. Saiba aqui os lanchinhos certos para cada objetivo: emagrecer, ganhar músculo, desintoxicar e manter a forma!


Carregar comidinhas saudáveis a tiracolo virou hábito entre atrizes e blogueiras que cuidam da boa forma. Se você também já entrou nessa onda, parabéns! Os lanches nos intervalos entre o café da manhã, o almoço e o jantar são essenciais para segurar a fome e evitar que você chegue faminta à hora do almoço e do jantar e acabe enchendo o prato de opções gordurosas e calóricas. Outras funções dessas pequenas refeições é estimular o metabolismo, acelerando a queima de calorias, e garantir o ganho de músculos especialmente quando consumidos antes ou logo após o exercício.

Você sabe o que colocar na lancheira no dia a dia? Esse detalhe faz toda a diferença. "A escolha do alimento deve ser feita de acordo com o objetivo que quer: emagrecer, ganhar músculo, manter o peso ou até mesmo desintoxicar o organismo", explica a nutricionista do esporte Alessandra Luglio, de São Paulo. Porém, em qualquer uma dessas opções, a regra de combinar o carboidrato do bem com um alimento fonte de proteína magra ou de gordura boa deve ser respeitada. "Consumir os macronutrientes sempre juntos diminui o risco de picos de glicemia e, consequentemente, de insulina (hormônio aliado do peso extra). Também fica mais fácil controlar o apetite, além de favorecer a queima das gordurinhas e o aumento da massa magra", completa Alessandra, que sugere a seguir parcerias perfeitas para a meta que você deseja para o seu corpo. Prepare a lancheira!

Lanche para emagrecer

Em uma dieta de perda de peso, as porções de carboidrato devem ser menores mesmo nas refeições intermediárias. As escolhas devem ser do tipo complexo (ou integral) e sempre acompanhadas de alimentos fonte de proteína magra ou gordura boa para evitar picos de insulina, além de prolongar a sensação de saciedade.

  • -1 fruta média (maçã, pera) + 1 punhado de mix de castanha de caju, amêndoa e semente de girassol)
  • -1 pote de iogurte sem lactose + 1 colher (chá) de linhaça triturada + 1 colher (sopa) de aveia em flocos
  • -1 pacote individual de biscoito integral (doce ou salgado) + 2 queijinhos individuais light
  • -1 caixinha de água de coco + 1 barra pequena de proteína


Lanche detox

A proposta de uma dieta detox é limpar o organismo para que, livre do excesso de toxinas, funcione melhor e, assim, acumule menos gordurinhas. O cardápio prioriza os alimentos frescos e naturais com poder antioxidante e anti-inflamatório. Ao mesmo tempo, evita os produtos com excesso de corantes e conservantes.

  • -2 colheres (sopa) de açai e guaraná em pó + 2 colheres (sopa) de whey protein isolado batidos com 1 copo (200 ml) de água
  • -1 garrafinha de smoothie de frutas vermelhas + 3 amêndoas + 1 castanha-do-pará
  • -1 maçã verde picada com canela + 1 copo (200 ml) de leite de arroz com amêndoas
  • -3 torradas sem glúten + 2 colheres (sopa) de pasta de tofu (ou de grão-de-bico)


Lanche para ganhar músculos

Em um cardápio pró-músculos, a proteína tem mais espaço até mesmo no lanche, que, consumido logo após o treino, acelera o aumento da massa magra. Prefira opções de proteína de fácil absorção e combine-a com um carboidrato - outro nutriente importante para a recuperação dos músculos.

  • -1 barra média de proteína
  • -Sanduíche de pão integral (2 fatias) com 1 colher (sopa) de creme de ricota light + 2 colheres (sopa) de atum light
  • -1 caixinha de bebida concentrada em proteína + 1 barra de cereais e castanhas (sem chocolate)
  • -1 pacote individual de biscoito integral salgado + 1 pote individual de pasta de queijo cottage zero gordura


Lanche para manter o peso

A parceria entre carboidrato do bem e proteína magra ou gordura boa continua valendo para quem já alcançou a meta na balança e não quer mais voltar a engordar. Montado com esses nutrientes, o lanchinho mantém o apetite controlado e ajuda a preservar os músculos.

  • -1 pote individual de queijo frescatino light + 1 pacote individual de biscoito integral light
  • -1 copo (200 ml) de leite de soja zero batido com 5 morangos + 1 colher (sopa) de mix de sementes (linhaça e chia)
  • -1 pote de iogurte natural desnatado + 1 colher (sopa) de whey protein isolado + 2 colheres (sobremesa) de granola
  • -2 punhados de mix de castanhas e frutas secas (castanha de caju, amêndoa, castanha-do-pará, uva passa cranberry e goji berry)

Fonte: MdeMulher