O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Regulamento da Biblioteca e da Sala de Leitura/Informática (Anexo CEMES)

A Biblioteca da Interne é um espaço de informação, leitura, pesquisa, estudo e lazer, aberto a todos os funcionários e colaboradores.

A biblioteca foi concebida com a intenção de possibilitar o acesso fácil e rápido a um conjunto diversificado e organizado de documentos impressos e audiovisuais, bem como permitir a utilização da Internet para efeitos de procura de informação e aquisição de conhecimento.

A Interne pretende que esse espaço seja vivo, dinâmico e promotor do hábito e do prazer da leitura e da produção do conhecimento.


Boa leitura!

Paula Meira

Diretora Executiva

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1) Horário de Funcionamento

O funcionamento da Biblioteca será das 08:00 hs às 17:00 hs de segunda a sexta-feira.

O funcionamento da Sala de Leitura/Informática, anexo do CEMES (Centro de Estudos Maria Esther Souto) será das 12:00 hs às 14:00 hs de segunda a sexta com exceção da terça-feira que será das 11:00 hs às 15:00 hs.


2) Serviço de Leitura

Todos os documentos impressos e audiovisuais da Biblioteca se encontram em livre acesso e depois de consultados devem ser entregues ao responsável pela Biblioteca (setor Institucional), não podendo o utilizador sair do ambiente com o material requisitado (salvo se tiver feito a requisição domiciliária).


3) Serviço de Empréstimo

Na Biblioteca praticam-se dois tipos de empréstimos:

3.1. Empréstimos para uso local;

3.2. Empréstimos domiciliários;

3.2.1. Estão disponível para empréstimo domiciliá¡rio todo o Fundo documental  impresso e audiovisual.

3.2.2. A solicitação é feita no setor Institucional mediante o preenchimento de livro próprio, sendo obrigatária a identificação do requisitante, o seu número de telefone e a indicação da obra requisitada.

3.2.3. Cada leitor são poderá requisitar um livro de cada vez. Por um período de 15 dias úteis a contar do dia seguinte. Exceto os funcioná¡rios do SAD, que terão 30 dias para entregar o livro.

3.2.4. O período de empréstimo são pode ser renovado caso não tenha sido ultrapassado o período de entrega e não haja interessados em lista de espera.

3.2.5. As obras requisitadas não  podem ser cedidas a terceiros e a sua devolução é feita diretamente no setor Institucional não devendo em caso algum o requisitante entregar a(s) obra(s) a outra pessoa interessada na sua consulta ou repô-las na estante.


4) Responsabilização

4.1  O leitor assume toda a responsabilidade pelas obras que lhe são emprestadas.

4.2. O extravio ou dano de uma obra implica a sua substituição por um exemplar em bom estado.

4.3. O não cumprimento dos prazos de empréstimo acarretará na perda de pontos no Programas do CEMES (Centro de Estudo Maria Esther Souto).

4.4. Os usuários da Biblioteca serão responsabilizados pela má utilização dos diferentes recursos ou equipamentos e serão obrigados á  reparação de quaisquer danos provocados.


5) Utilização da Sala de Leitura/ Informática

5.1. No caso de haver utilizadores em lista de espera, são estabelecidas as seguintes prioridades de acordo com os fins de utilização dos computadores:

5.1.1. Pesquisa, consulta ou processamento de texto para elaboração de trabalhos escolares;

5.1.2. Pesquisa e/ou consulta para efeitos de auto formação;

5.2. O acesso é  Internet não pode exceder há 1 hora por utilizador, salvo nas situações em que não haja outros interessados. Neste caso, o acesso de cada utilizador deve ser o mais breve possível.

5.3. Os utilizadores do equipamento informático não podem: Alterar as configurações dos computadores; Efetuar downloads para o computador sem autorização; Instalar programas; Efetuar chats; Recorrer a  Internet para outros fins que não os da aprendizagem (não pode utilizar a internet para ver Orkut / Facebook / Twitter / outros); Desligar os computadores.

5.4. Não são permitidos jogos.


6) Regras Básicas

6.1. Os utilizadores devem respeitar o ambiente de trabalho e de concentração mantendo-se em silêncio e deslocando-se de forma cautelosa. Todo o tipo de documentos e equipamento deve ser manuseado de forma a não ser danificado.

6.2. O lugar ocupado pelos utilizadores deve permanecer limpo e arrumado.

6.3. Não é permitido: Comer, beber em qualquer ponto do Anexo de Informática; Usar celular; Alterar a disposição do mobiliário.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

IMPORTANTE!

Aceitamos doação de livros, artigos, trabalhos monográficos, projetos, revistas, etc.

Contamos com a sua ajuda!