O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Como ter uma alimentação saudável comendo em Buffet

A escolha do que comer diante de tantas opções passa a ser um problema e experimentar um pouco de tudo pode não ser a melhor solução.



Definitivamente a urbanização tomou conta do mundo. Um dos aspectos da urbanização que traz mais impacto à saúde é o da alimentação. As longas distâncias que separam a casa do trabalho, associado aos problemas de mobilidade urbana, obrigam as pessoas a comer fora de casa e poucos são os que têm disponibilidade de preparar seu almoço no dia anterior. A opção para muitos é o restaurante que oferece Buffet, que apresenta uma diversidade de opções com preços razoáveis.

Mas esta é uma alimentação saudável? Bem, é verdade que cada vez mais os restaurantes têm ampliado as opções saudáveis, com mais itens de saladas, cereais, frutas e vegetais. Mas as frituras e os alimentos ricos em carboidratos e gorduras continuam muito presentes. A escolha do que comer diante de tantas opções passa a ser um problema e experimentar um pouco de tudo pode não ser a melhor solução.

Uma pesquisa recente propôs estudar o comportamento de escolha dos alimentos pelas pessoas, conforme a disposição dos tipos de alimentos na mesa do Buffet. No estudo, publicado na revista científica PLoS One, os pesquisadores ofereceram duas mesas de Buffet de um café da manhã de estilo americano (incluía os mesmos 7 itens nas duas mesas: omelete de queijo, batatas, bacon, bolo de canela, granola com baixa gordura, iogurte desnatado e frutas) para 124 pessoas participantes de uma conferência, divididas em dois grupos. Cada uma das duas mesas apresentava os mesmos alimentos, só que em ordem inversa (dos menos saudáveis aos mais saudáveis e vice-versa). Em uma mesa os participantes encontravam os alimentos saudáveis primeiro, enquanto na segunda mesa os alimentos menos saudáveis de alta caloria iniciavam a mesa. Os pesquisadores registraram o que os participantes escolhiam em cada uma delas.

O estudo revelou alguns resultados curiosos e interessantes e, talvez, muito importantes para guiar nossas escolhas nos buffets. Na mesa em que os alimentos saudáveis aparecem primeiro, 86% dos participantes selecionaram fruta (que estava no início). Entretanto, quando os alimentos menos saudáveis apareceram primeiro, somente 54% escolheram fruta (que estava no final da mesa). Da mesma forma, quando os alimentos menos saudáveis apareciam primeiro, 75% escolheram omelete de queijo, enquanto somente 29% escolheram este item quando os saudáveis apareciam primeiro. Além disso, foi constatado que 66 por cento do total do prato é composto pelos três primeiros itens da mesa, independentemente se são os alimentos mais ou os menos saudáveis.

Se conscientemente decidimos ter uma alimentação saudável e com menos calorias, as primeiras escolhas no Buffet são críticas! Se for preciso, comece pelo fim da mesa do buffet.


Fonte

- PLOS ONE - October 2013 | Volume 8 | Issue 10 | e77055