O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Os cuidados necessários durante os tratamentos de saúde


O sábado foi de muito crescimento intelectual. O evento "“"O convidado do mês” foi aberto ao público externo e mais uma vez superou as expectativas. Dessa vez o tema discutido foi Gerenciamento de Riscos e Segurança do Paciente. Houve uma enorme participação dos presentes. O auditório lotado foi uma pequena amostra do sucesso que teve o encontro.

A troca de conhecimentos foi dirigida por Jurandir Brainer, médico coordenador do programa FiqBem. Partindo-se do ditado popular "“"é melhor prevenir do que remediar”, a Interne deu um enorme passo à frente. Ao longo da manhã, Dr. Jurandir falou um pouco sobre a sua vivência na realização dessa ação. Definiu o gerenciamento e falou um pouco sobre a principal dificuldade dos profissionais da saúde em relação ao tema. "“"O grande problema é quando não existem processos definidos, quando não existe uma cultura de prevenção dos erros”, afirmou o palestrante.

Muito foi dito a respeito dessa organização dos procedimentos médicos. Os pontos positivos e os negativos foram expostos. "“"Não foi uma aula, foi apenas uma troca de informações sobre o que é um gerenciamento de risco e quais suas contribuições para um tratamento de saúde”, completou o médico.

Uma série de ações está ligada a esse planejamento. Primeiro você identifica o erro, em seguida você o quantifica. É preciso fazer também um trabalho para prevenir erros e criar obstáculos para que eles não aconteçam. Além disso, deve-se mudar a cultura das pessoas, acabar com a história de procurar culpados. Depois da explanação do organizador do Centro de Estudos, o Encontro do Mês contou também com uma dramatização do grupo de humanização formado por funcionários da Interne Soluções em Saúde. A história da menina de 12 anos que foi medicada com vaselina e veio a óbito, foi o assunto que inspirou os autores. A apresentação emocionou todos os presentes.

No final do encontro, Dr. Jurandir fez suas considerações finais. "“"O importante é trabalhar na prevenção dos erros”, resumiu o expositor. Todas essas ações buscam garantir a segurança e a saúde dos pacientes, além dos profissionais e dos colaboradores. É a Interne Soluções em Saúde investindo cada dia mais em seus serviços.


Galeria de imagens