O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Exercícios feitos de forma mais leve são ideais no verão


Com as temperaturas chegando a níveis recordes, nem todo mundo que gostaria de suar a camisa para entrar em forma está com o condicionamento físico preparado para encarar treinos pesados, apresentando, muitas vezes, problemas como queda de pressão, desidratação e cansaço extremo.

Isso porque, a prática da malhação durante a temporada de calor pede um esforço extra do coração, que precisa bombear o sangue com mais vigor, assim como o do pulmão, responsável por trabalhar em ritmo acelerado para oxigenar o sangue.  Por essa razão, é fundamental que a intensidade da atividade realizada, sobretudo nesta época do ano, seja equivalente ao condicionamento físico do praticante.

“Todo exercício pode ser feito durante o verão, pois o que deve ser mudado é a intensidade com a qual ele é realizado. Por isso, é importante que cada pessoa respeite o seu nível de resistência”, explica Everton Crivoi do Carmo, coordenador do curso em Educação Física do Centro Universitário Senac, de São Paulo.

Além disso, convém adotar alguns cuidados especiais relacionados à alimentação e hidratação para malhar sem comprometer a saúde. “A dica principal é praticar as atividades bem alimentado e procurar ingerir alimentos leves. Já durante os treinos, é essencial beber água a cada 15 minutos”, recomenda o professor.

Para não sofrer revezes, o horário escolhido para a prática também é importante: o ideal é fazer de manhã, antes das 10h, ou no final da tarde e início da noite. Diante disso, confira, a seguir, algumas atividades que podem ser feitas de forma leve e sem medo pelos iniciantes nos dias de intenso calor.

Natação

Ideal para aliviar o calor e trabalhar todos os músculos do corpo, a atividade - independentemente da  modalidade praticada - pode oferecer grandes benefícios. Isso porque, com apenas meia hora de exercício, é possível queimar até 255 calorias.

Hidroginástica

Além de ser uma atividade que não causa tanto impacto nos músculos e articulações, provoca um profundo relaxamento por ser realizada na água e bons efeitos na balança, já que pode eliminar até 156 calorias em apenas meia hora.

Bike

Indicadas, sobretudo, para quem gosta de manter a forma ao ar livre, as caminhadas de bicicleta, quando efetuadas em ritmo de passeio, mandam embora até 250 calorias em 30 minutos.

Ioga

Ao contrário do que se imagina, até mesmo os exercícios de ioga, quando realizados numa intensidade baixa, acabam reduzindo cerca de 50 calorias a cada meia hora.

Dança

Recomendada para pessoas de todas as idades, a dança pode queimar, independentemente do ritmo escolhido, até 200 calorias em apenas meia hora.


Fonte:http://saude.terra.com.br/exercicios-feitos-de-forma-mais-leve-sao-ideais-no-verao,ac5c307debb44410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html