O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Interne promove a 'Semana do Sono' em celebração ao Dia Mundial e Nacional do Sono


O Dia Mundial e o Dia Nacional do Sono, comemorado em 15 e 21 de março, respectivamente, é lembrado pela Interne Soluções em Saúde com atividades para a conscientização da população sobre a importância de se dormir bem.

No período de 17 a 21 de março, a Interne, em parceria com a empresa Itamaracá Transportes, promoverá a semana do sono em celebração ao Dia Mundial do Sono comemorado em 15 de março e ao Dia Nacional do Sono comemorado em 21 de março.

A ação consiste em realizar testes clínicos nos condutores e cobradores de ônibus da empresa de transportes a fim de detectar algum tipo de distúrbio do sono nos mesmos. Nos dias 19 e 20 de março a ação acontecerá simultaneamente dentro das instalações da empresa, no Terminal Integrado Pelópidas Silveira, ambos situados no município de Paulista, e no Terminal Integrado da PE 15, situado em Olinda.

Segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro do Sono, cerca de 30% dos acidentes nas estradas estão ligados ao sono, que ocorrem principalmente por alguma distração ou pelo cansaço dos condutores que trabalham mais de 12 horas ao volante.

Diante dos dados, a Interne traz o foco da campanha para estabelecer o controle dos distúrbios do sono entre os condutores promovendo a qualidade do sono para quem exerce atividades de concentração e/ou em turnos. A campanha trará como principal ação o teste clínico EPWORTH que consiste num questionário que, segundo a fisioterapeuta especialista em sono, Lidiane Santana, estima a probabilidade do individuo desenvolver alguma doença do sono.

Lidiane aponta como solução para a diminuição dessa porcentagem que os motoristas tenham intervalos de descanso entre os turnos (manhã e tarde) e que mantenham a regulagem do sono para que os motoristas não se dispersem, pois declara que "em um segundo podemos perder o controle de tudo e se a percepção do motorista ficar comprometida ele pode bater num carro, num poste ou em um obstáculo qualquer".

A empresa Itamaracá Transportes, entendendo que a qualidade de vida está relacionada à qualidade do sono, aproveita a semana mundial do sono para realizar a festa de inauguração do novo dormitório de seus colaboradores que foi totalmente reformado para viabilizar melhores condições de conforto na hora de dormir. Além disso, a empresa criou um cantinho do sono para aquele descanso após as refeições. 

PROGRAMA DURMABEM

O programa DurmaBem da Interne realiza a avaliação dos distúrbios do sono e monitoramento do sono com equipe multidisciplinar, fisioterapeutas, fonoterapeuta e odontologistas do sono a fim de detectar as patologias e encaminhar ao tratamento, com a vantagem de levar os exames à casa do paciente ou à empresa contratante.