O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Programa DurmaBem presente na Semana da Saúde da Alcoa


Nesta sexta-feira (4/4), a Interne Soluções em Saúde esteve presente na Semana da Saúde promovida pela multinacional Alcoa Alumínios S.A, unidade de Pernambuco. A equipe multidisciplinar do programa DurmaBem realizou análises clínicas para diagnosticar alguns dos distúrbios do sono nos colaboradores da multinacional. O evento marca o Dia Mundial da Saúde comemorado em 7 de abril, data que acontecerá o segundo dia da ação.

Esta parceria trata-se do mais novo projeto do programa DurmaBem, que visa melhorar a qualidade do sono do trabalhador, efetivando parcerias com as empresas pernambucanas, a fim de alertar para possíveis riscos de acidentes de trabalho e sobre impactos econômicos e trabalhistas advindos da má qualidade do sono.

Um estande foi montado em meio ao salão de convivência dos colaboradores da Alcoa, onde houve distribuição de folders informativos, máscaras de dormir e a aplicação do questionário EPOWRT – teste que estima a probabilidade do individuo apresentar ou desenvolver algum problema com o sono. Aliado ao questionário, a fisioterapeuta, Lidiane Santana e a enfermeira Mitilene Florêncio realizaram a medição do Índice de Massa Corpórea (IMC) e da perimetria do pescoço dos indivíduos que, segundo a enfermeira, ajudam a detectar alterações no sono.

O estande do DurmaBem dividia o espaço com mais seis estandes de outras empresas de saúde, mas foi, de longe, o mais procurado.

Primeiro os colaboradores estavam sendo capitados pela técnica de enfermagem, Jayne Adrinne, conforme percebiam a importância do tema, os mesmos formavam fila para atendimento. Cerca de 150 testes foram aplicados neste primeiro dia de ação.

O interesse do operador de laminação, Salomão da Silva, foi o de se informar sobre higiene do sono, pois afirma “não sabia que comer e logo depois dormir prejudicava a qualidade do meu sono”.

A fisioterapeuta explica “todo o tipo de incômodo orgânico ou físico contribuem para o despertar súbito, evitando entrar em sono profundo”.

Já para o técnico de processos, Gilvan Rodrigues, o que o chamou atenção foram as perguntas do teste EPOWRT que segundo ele, situações como “sentar e ler um livro” e “deitar para descansar” são “impossíveis de não sentir sono e dormir”. Diz que adorou o atendimento da equipe e está ansioso para saber o seu resultado.

Os resultados serão entregues individualmente aos entrevistados após 15 dias, assim como serão apresentados estatisticamente à Alcoa Alumínios S.A.

Confira a galeria de fotos: