O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Dicas para uma refeição saudável fora de casa


Você costuma almoçar fora de casa? Então saiba que, mesmo fazendo as refeições em restaurantes durante a semana, dá para manter a alimentação saudável e a saúde em dia.

É o que afirma a nutricionista Raquel Sanchez Franz, da Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor do Ministério da Saúde.

"O ideal é montar um prato equilibrado em nutrientes, proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas, minerais e fibras", explica Raquel.

Veja abaixo as dicas da nutricionista para manter uma alimentação saudável mesmo almoçando fora de casa:

Sirva metade do prato de hortaliças

Isso garante a quantidade adequada de vitaminas, minerais e fibras.

¼ do prato deve conter um alimento fonte de proteína

Carnes magras, frango, peixe e ovo são ótimas fontes de proteína. Além disso, é importante dar preferência pelas opções grelhadas, assadas ou cozidas. Evitar alimentos fritos e ricos em gordura.

O prato deve conter um alimento energético

Arroz integral, batata, massas, mandioca, inhame e cará são excelentes fontes de carboidratos e podem vir acompanhados de uma leguminosa como feijões, ervilha, lentilha, grão-de-bico ou soja, são fontes de proteína vegetal e também de fibras;

Arroz e feijão: combinação perfeita

Arroz e feijão juntos formam uma combinação perfeita de nutrientes - mais especificamente de aminoácidos, que são complementares e geram uma série de benefícios à saúde.

Gotas de azeite fazem bem à saúde

"O azeite de oliva extra virgem é fonte de gorduras mono e poli-insaturadas, conhecidas como gorduras boas. Adicionar umas gotinhas na refeição traz uma série de benefícios, principalmente à saúde cardiovascular. Lembrando que é importante moderar na quantidade de azeite, porque 1 colher de sopa possui aproximadamente 100Kcal," explica Raquel.

Guia Alimentar

No início deste ano, o Ministério da Saúde disponibilizou gratuitamente para a população o Guia Alimentar da População Brasileira.

O manual orienta sobre os cuidados com a saúde e como manter uma alimentação saudável e balanceada.

A principal recomendação do Guia, na sua versão 2014, é pelo consumo de alimentos frescos, de procedência conhecida e utilizando como base da dieta alimentos in natura (de origem vegetal e animal), como carnes, verduras, legumes e frutas.

O manual também recomenda que as pessoas optem por refeições caseiras e evitem a alimentação em redes de fast food (refeições prontas).


Fonte: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=dicas-refeicao-saudavel-fora-de-casa&id=9672