O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Pela Dra. Lillian Cordeiro - Envelhecimento Saudável - Osteoporose

A Interne Soluções em Saúde estreia esta coluna assinada pela coordenadora médica do programa FiqBem visando disseminar conhecimento e compartilhar boas práticas de saúde para a conscientização da população sobre a importância de um envelhecimento saudável.Confira!


Dra. Lillian Cordeiro é formada pela UFPE em medicina 2002, com residência médica em clínica médica pelo HC-UFPE 2004 e em endocrinologia pelo Hospital Agamenom Magalhães 2006.  Especialista em Endocrinologia pela SBEM 2007. Com experiência em direção médica do Hospital São Marcos 2010-2013. Atual coordenadora médica do programa FiqBem da Interne Solucões em Saúde.


Osteoporose

A osteoporose é uma doença caracterizada pela perda progressiva da mineralização óssea o que gera um osso frágil e mais propenso a fraturas.

É mais frequente em mulheres, especialmente na pós-menopausa, visto que o hormônio feminino exerce um papel protetor no osso, prevenindo sua descalcificação. A osteoporose já é o estágio mais avançado da perda mineral óssea, sendo antecedida pela osteopenia.

É  uma doença silenciosa, que na maioria das vezes não provoca dor. A dor só surge quando ela já está num estágio avançado gerando fraturas.

As lesões mais comuns são nas vértebras, o que pode gerar diminuição na estatura e no colo do fêmur. Algumas recomendações para preveni-la: dieta rica em cálcio (leite, queijo, iogurte) e exercícios físicos regulares.