O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Pela Dra. Lillian Cordeiro - Envelhecimento Saudável - Queda

Confira as orientações da coordenadora médica do FiqBem para um envelhecimento saudável

Dra. Lillian Cordeiro é formada pela UFPE em medicina 2002, com residência médica em clínica médica pelo HC-UFPE 2004 e em endocrinologia pelo Hospital Agamenom Magalhães 2006. Especialista em Endocrinologia pela SBEM 2007. Com experiência em direção médica do Hospital São Marcos 2010-2013. Atual coordenadora médica do programa FiqBem da Interne Solucões em Saúde.


Queda 


Queda consiste no deslocamento não intencional do corpo para um nível inferior à posição inicial com incapacidade de correção em tempo hábil.

As quedas ocorrem devido à perda do equilíbrio postural e podem ser decorrentes de problemas ortopédicos/articulares, neurológicos, como podem ser causadas por uma condição clínica que afete de forma secundária os mecanismos de estabilidade e equilíbrio.

A queda é o mais sério e frequente acidente doméstico que ocorre com os idosos e a principal causa de morte acidental em pessoas acima de 65 anos.

A prevenção da queda é de fundamental importância pelo seu potencial de diminuir hospitalizações, cirurgias e consequentemente incapacidades.