O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

OMS pede que mais de 30 países eliminem tuberculose antes de 2050


A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu a mais de 30 países que adotem um novo programa para eliminar a tuberculose antes de 2050.

Atualmente há 33 países e territórios, a maioria dos mais ricos do planeta, nos quais são registrados menos de 100 novos casos de tuberculose por milhão de habitantes.

"Na maioria desses países, as pessoas pensam que a doença não existe mais", declarou o médico Mario Raviglione, diretor do programa da OMS que luta contra a doença. Ele afirmou que 155.000 pessoas são infectadas por ano e, dessas, cerca de 10.000 morrem (uma média de 30 por dia) nesses 30 países e territórios. Além disso, há milhões de portadores do vírus sem saber e que correm o risco de desenvolver a doença durante a vida.

O novo programa pretende reduzir os casos de tuberculose a dez por milhão de habitantes até 2050 e depois reduzi-la a um caso por milhão.

O texto pede que os governos financiem os programas de combate à doença e as pesquisas, e que trabalhem para detectar a doença nos grupos de risco (imigrantes, presos, sem-teto, pessoas com doenças imunossupressoras como o HIV, desnutridos, diabéticos, fumantes e bebedores habituais).

 

Fonte:http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2014/07/03/internas_cienciaesaude,514094/oms-pede-que-mais-de-30-paises-eliminem-tuberculose-antes-de-2050.shtml