O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Pela Dra. Lillian Cordeiro - Envelhecimento Saudável - Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica


Confira as orientações da coordenadora médica do FiqBem para um envelhecimento saudável  

Dra. Lillian Cordeiro é formada pela UFPE em medicina 2002, com residência médica em clínica médica pelo HC-UFPE 2004 e em endocrinologia pelo Hospital Agamenon Magalhães 2006. Especialista em Endocrinologia pela SBEM 2007. Com experiência em direção médica do Hospital São Marcos 2010-2013. Atual coordenadora médica do programa FiqBem da Interne Soluções em Saúde.



Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

  

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é uma doença do trato respiratório inferior de evolução crônica, de instalação gradativa e que gera limitações respiratórias importantes. Como fator principal de suas causas, o cigarro aparece em destaque. 

Seus principais sintomas são: falta de ar, tosse com secreção, chiado no peito, respiração pesada e sensação de respiração incompleta. A intensidade dos sintomas varia conforme a gravidade da doença, estando esses pacientes mais propensos a adquirir gripes e pneumonias bacterianas. A doença tem caráter progressivo podendo em casos mais graves gerar dependência em tempo integral de oxigênio. 

O diagnóstico é feito por um exame chamado de Espirometria, que avalia parâmetros relacionados com o fluxo de ar e capacidade dos pulmões. 

A principal medida é a cessação do tabagismo. A abstinência diminui a frequência das crises, melhora a qualidade de vida e reduz a mortalidade. Algumas medicações podem ser usadas de forma contínua e outras nos episódios de crise, que incluem: broncodilatadores ( as chamadas “bombinhas”), nebulizações, uso de corticoides, além da oxigenoterapia. 

Entre as recomendações, aconselha a não fumar; vacinar-se contra a gripe anualmente e contra o pneumococo (bactéria importante na causa de várias infecções do trato respiratório); realizar fisioterapia respiratória para reabilitação pulmonar.