O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Continua a todo vapor o Curso de Formação de Cuidador de Idosos ministrado por profissionais da Interne


A iniciativa é parte de uma parceria entre a empresa, o Núcleo de Telessaúde da Universidade Federal de Pernambuco e a Fraternidade Espírita Francisco Peixoto Lins


Desde o dia 19 de agosto estão acontecendo às aulas do Curso de Formação de Cuidador de Idosos promovidas pelo Núcleo de Telessaúde da Universidade Federal de Pernambuco (NUTES-UFPE). A importante atividade de extensão está sendo ministrada por profissionais da Interne Soluções Em Saúde. As exposições acontecem todas as terças e quintas no NUTES-UFPE, localizado no Hospital das Clínicas do Recife e também estão sendo transmitidas por web conferência.

Entre os nomes dos profissionais da Interne que ministram as aulas, estão: Carolina Almeida, Mércia Borba, Thaise Oliveira, Renata Sabino, Lidiane Santana. Durante duas vezes na semana – com duração média de duas horas – debates, discussões e esclarecimentos acontecem. Ao final do curso, que é dividido em quatro módulos e tem carga horária total de 40 horas, os participantes recebem o Certificado mediante cumprimento de exigências, como: frequência nas aulas e nota média nos exercícios e avaliações.

Além da Interne e do NUTES, a Fraternidade Espírita Francisco Peixoto Lins (Peixotinho) também faz parte desta parceria. O curso trata da formação básica de Cuidador de Idosos, ofertado através do serviço de tele-educação da Rede de Núcleos de Telessaúde de Pernambuco (RedeNUTES), que desenvolve o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes no estado e é coordenada pelo NUTES. A Rede tem como um de seus principais objetivos disseminar o conhecimento na área de saúde por meio de tecnologias inovadoras e utiliza a telessaúde para disponibilizar serviços como seminários e cursos a distância, ambientes virtuais de aprendizagem e teleassistência no auxílio ao diagnóstico.

O principal objetivo do curso é desenvolver habilidades para o relacionamento humanizado e o cuidado com o idoso, respeitando seus aspectos físicos, mentais, sociais e legais. O público alvo são os membros das comunidades atendidas pela Fraternidade Peixotinho e os profissionais de saúde e municípios parceiros da RedeNUTES.

Para a coordenadora de Educação Permanente da Interne, Carolina Almeida toda a expertise da empresa na área de saúde do idoso tornar ainda mais possível uma capacitação qualificada para os alunos do curso. “Disseminar saberes, oportunizar o ingresso no mercado de trabalho e desenvolver potenciais são notórias do serviço de Educação da Interne. A comunhão desses interesses corrobora com o incremento dos cenários sociais como propulsores do acesso a melhores condições de vida, tanto aos que cuidam quanto aos que necessitam de cuidados. Nesse sentido, espera-se formar cuidadores capacitados a exercerem assistência qualificada ao idoso, mas também, sensíveis às questões imateriais advindas dessa prática”, expõe Carolina.

O curso tem previsão de término no mês de outubro.


Confira abaixo a galeria de fotos do evento: