O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Estudo associa bullying a sonambulismo, pesadelos e terror noturno


Crianças que sofrem bullying entre os 8 e 10 anos de idade são mais propensas a sofrer de transtornos do sono como sonambulismo, terror noturno e pesadelos quando chegam aos 12 anos. A conclusão é de um estudo publicado esta semana na revista Pediatrics, da Academia Americana de Pediatria.  

Professores da Universidade de Warwick, no Reino Unido, avaliaram mais de 6.500 crianças para observar as consequências da intimidação no sono das crianças. Segundo eles, o estresse provocado pelo bullying pode ser o responsável pelo desenvolvimento dos distúrbios. 

Vários estudos já mostraram que a ansiedade excessiva pode levar à ocorrência de pesadelos frequentes e a problemas como sonambulismo e terror noturno. Mesmo após isolar os casos de ansiedade pré-existente, a associação permaneceu alta. 

Os pesquisadores sugerem que os pais considerem o bullying caso os filhos tenham sido diagnosticados com algum desses distúrbios do sono. Quanto antes o problema é detectado, maiores as chances de oferecer ajuda à criança e evitar as consequências negativas – tanto psicológicas quanto físicas – da intimidação.

  

Fonte: http://doutorjairo.blogosfera.uol.com.br/2014/09/13/estudo-associa-bullying-a-sonambulismo-pesadelos-e-terror-noturno/