O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Aula de Frevo agita encontro do Espaço Saúde


Além dos passos ensinados, antes da apresentação um breve histórico sobre o ritmo foi exposto para os participantes.

Na tarde da última segunda-feira (15 de setembro), no auditório do CEMES – na Interne Soluções em Saúde, aconteceu uma aula de frevo pertencente às atividades do Espaço Saúde. A apresentação foi ministrada pela enfermeira promotora de saúde da empresa, Mitilene Florêncio. 

Antes da aula de dança, Mitilene expôs para os participantes um breve histórico sobre o frevo – desde sua origem, passando por suas características, até o significado de seus passos. A ocasião celebrou o Dia Nacional do Frevo – comemorado nos dias 14 de setembro. 

O frevo é um ritmo musical e uma dança tradicional com origem em Pernambuco e que combina elementos da marcha, maxixe e movimentos da capoeira. Em Dezembro de 2012 o frevo foi instituído Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Informações estas que foram explanadas para os idosos do Espaço Saúde. Além disso, durante a apresentação os participantes interagiram com Mitilene – contando um pouco dos carnavais passados, vivenciados por eles. 

Durante a tarde os idosos caíram na dança com passos totalmente adaptados, para eles, por Mitilene. Movimentos como “Ferrolho”; “Parafuso”; “Locomotiva” – foram criados de forma mais acessível para os participantes. 

É importante destacar que momentos como estes, proporcionam aos participantes mais interatividade no convívio em grupo – melhorando o humor e afastando plenamente qualquer sinal de isolamento.

  

Sobre o Espaço Saúde: 

No Espaço Saúde da Interne é desenvolvido o Programa de Promoção em Saúde, que objetiva trabalhar eixos físicos, emocionais e sociais das pessoas. 

Nesse programa, especializado em qualidade de vida nas suas várias fases, são desenvolvidas de segunda a sexta-feira diversas atividades, como: consultas com médico, nutricionista, enfermeira, educadora física e terapia comunitária integrativa (mensal). 

Assim como atividade física três vezes por semana, existe também uma programação anual desenvolvida com atividades lúdicas (artesanato, culinária saudável), palestras, bingo, oficina de memória e eventos em datas comemorativas.


Confira abaixo a galeria de fotos do evento: