O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Jogos da Pessoa Idosa estimulam atividade física e conscientização ambiental para a terceira idade


Evento realizado pela PCR começou nesta quarta (17), reunindo cerca de 1,5 mil participantes para competições, oficinas, palestras, caminhada e mostra cultural. (Foto: Luciano Ferreira/ArquivoPCR)

A Prefeitura do Recife realiza, a partir desta quarta (17), a sétima edição dos Jogos da Pessoa Idosa. O evento acontece até o dia 28 de setembro e reunirá cerca de 1,5 mil participantes, promovendo atividades esportivas, oficinas, palestras, caminhada e mostra cultural. Coordenados pela Secretaria de Esportes do Recife e pelo Geraldão, os Jogos terão o tema “Jogando a Favor do Meio Ambiente” e o objetivo é estimular a atividade física na terceira idade, assegurando o direito das pessoas idosas ao esporte, prevenindo doenças e melhorando sua qualidade de vida.

A abertura aconteceu às 14h30 da quarta-feira, na quadra do Clube Português do Recife, com desfile dos grupos de idosos inscritos nos Jogos. No dia seguinte, das 14h às 17h, houve a mostra cultural, com apresentações artísticas realizadas pelos próprios idosos, dentro do tema do evento. A mostra incluirá atividades como teatro, poesia, música e dança e será realizada no Teatro Luiz Mendonça, localizado no Parque Dona Lindu, na orla de Boa Viagem.

Na sexta-feira (19), haverá palestras do secretário-executivo de Sustentabilidade da Secretaria de Meio Ambiente do Recife, Maurício Guerra, que falará sobre projetos e desafios relacionados à questão ambiental no Recife; e da articuladora socioambiental da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), Luzia Bezerra, com o tema “O meio ambiente começa no meio da gente”, abordando temas como coleta seletiva, descarte adequado e reciclagem. As palestras começam às 9h, também no Sport Club do Recife.

Na manhã do domingo (21), o Bairro do Recife será palco para a caminhada dos idosos, começando no Marco Zero e seguindo, ao som do frevo, pelas ruas Alfredo Lisboa, Mariz e Barros, do Apolo e Praça do Arsenal. A segunda e a terça (21 e 22), das 7h30 às 11h, serão dedicadas às oficinas, também na quadra do Sport, com atividades ligadas ao tema do evento, incluindo arte feita com materiais reciclados, como garrafas de vidro, PET e caixas de leite; além de circo, karatê, dança, teatro e pilates. Haverá também alongamento, “aulão” e aferição da pressão.


Esportes 

As competições esportivas acontecem nos dias 24, 25 e 26, sempre pela manhã, no Sport Club do Recife. Na quarta-feira, haverá arremesso de pelota, arremesso de arco, boliche e estafeta (atletismo); na quinta é a vez de voleibol, futsal, handebol e tiro ao alvo; e na sexta as disputas incluirão basquete, golfe, hóquei, dominó e dama. O encerramento está marcado para as 14h30 do domingo (28), no Clube Português, com baile e show da Banda Labaredas, escolhida pelos próprios idosos.


PROGRAMAÇÃO:

ABERTURA – 17/09 – 14h30 – Quadra do Clube Português
MOSTRA CULTURAL – 18/09 – 14h – Teatro Luiz Mendonça, Parque Dona Lindu
PALESTRAS – 19/09 – 9h – Quadra do Sport Club do Recife
CAMINHADA – 21/9 – 7h30 – Marco Zero, Bairro do Recife
OFICINAS – 22 e 23/9 – 7h30 às 11h30 – Quadra do Sport
JOGOS ADAPTADOS – 24, 25 e 26/09 – 7h30 às 11h30 – Quadra do Sport
ENCERRAMENTO – 28/09 – 14H30 – Quadra do Clube Português



Fonte: http://www2.recife.pe.gov.br/jogos-da-pessoa-idosa-estimulam-atividade-fisica-e-conscientizacao-ambiental-para-a-terceira-idade/?utm_source=Prefeitura+do+Recife&utm_campaign=859bcb0f85-Informativo_18_09_2014&utm_medium=email&utm_term=0_eb8acae4cc-859bcb0f85-111701665