O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Idosos do Espaço Saúde aprendem a fazer cupcake light


Na ocasião, eles ainda tiveram uma aula sobre os benefícios nutricionais dos ingredientes usados na receita – além de saborear o bolinho.

Quem não gosta de um bolinho quentinho para comer com café? E que tal, então, aprender uma receita saborosa e saudável desta guloseima? Pois bem, na tarde da última terça-feira (16 de setembro), no auditório do CEMES – na Interne Soluções em Saúde, foi realizada uma aula de culinária para os idosos do Espaço Saúde, ensinando-os a fazer cupcakes lights. 

Antes da receita, os participantes ainda tiveram uma apresentação – ministrada pela enfermeira promotora de saúde da empresa, Mitilene Florêncio – sobre os benefícios nutricionais dos ingredientes utilizados na receita.

Mitiline explicou para os idosos sobre a história do cupcake, curiosidades do bolo e também sobre a importância alimentar de cada ingrediente. Além disso, falou também sobre dicas importantes para tornar a receita ainda mais saudável. Depois disso ela passou a “bola” para o comando da chef gastronômica do programa “Tô Saudável”, Tatiana Rodrigues. 

Tatiana deu continuidade ao evento ensinando, propriamente dito, a receita de cupcake light para os idosos – que entre um ingrediente e outro, ainda tirou as dúvidas do público – a respeito de preparo e tempo de cozinho, por exemplo. 

Atividades como esta são importantes porque proporcionam aos participantes mais interatividade no convívio em grupo – melhorando o humor deles e afastando plenamente qualquer sinal de isolamento. 

 

RECEITA CUPCAKE DE FRUTAS 

Ingredientes: 

  • 1 ½ xícara (chá) de açúcar;
  • 200g de manteiga amolecida;
  • 3 ovos 1 xícara de suco de laranja;
  • 4 colheres (sopa) de farinha de trigo;
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó químico;
  • Raspa de frutas;

Recheio:

  • 3 laranjas ou limões;
  • 3 colheres de açúcar light;

Modo de preparo: 

Para o recheio, junte o açúcar com o suco, bata na mão até virar um creme. Para a massa, bata o açúcar e a manteiga até ficar cremoso. Adicione os ovos, batendo sempre. Coloque a farinha de trigo e bata novamente, acrescente a raspa da fruta e bata, por último coloque o fermento e misture levemente, e distribua nas forminhas próprias para cupcake forradas com forminhas de papel do mesmo tamanho. Coloque as forminhas uma ao lado da outra em uma fôrma grande e leve ao forno médio, pré-aquecido por 15 minutos ou até assar e dourar levemente. Desenforme os bolinhos ainda mornos e molhe com o suco da fruta, cubra com a calda preparada.


Sobre o Espaço Saúde: 

No Espaço Saúde da Interne é desenvolvido o Programa de Promoção em Saúde, que objetiva trabalhar eixos físicos, emocionais e sociais das pessoas. 

Nesse programa, especializado em qualidade de vida nas suas várias fases, são desenvolvidas de segunda a sexta-feira diversas atividades, como: consultas com médico, nutricionista, enfermeira, educadora física e terapia comunitária integrativa (mensal). 

Assim como atividade física três vezes por semana, existe também uma programação anual desenvolvida com atividades lúdicas (artesanato, culinária saudável), palestras, bingo, oficina de memória e eventos em datas comemorativas.



Confira abaixo a galeria de fotos do evento: