O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Campanha do Grupo de Humanização incentiva a pensar antes de falar


O objetivo de uma ação como esta é tornar o ambiente de trabalho, e convício social de modo geral, muito mais agradável e respeitoso  

Como diz a letra da canção, as palavras costumam fugir quando nós deixamos. E seus impactos podem não ser sempre positivos – elas podem ferir. Pensando nisso o Grupo de Humanização da Interne Soluções em Saúde criou mais uma campanha de estímulo à cordialidade e as boas relações, que se chama: “Pensar Antes de Falar, Ajuda a Não Machucar!”. 

Sabe aquela história que diz: diga primeiro a você mesmo o que vai falar para outra pessoa? Pronto, é bem neste sentido. A gente bem sabe que as palavras podem não ter peso físico (embora isso seja bem contestável) – mas elas costumam possuir medidas muito mais relevantes. Dizer para o outro o que não se pretende ouvir – pode machucar demais. É preciso medir os choques que as palavras podem ter antes de dizê-las. É bem o que diz a tal música lembrada no começo: o impacto pode ser muito grande. 

Por essas e outras, esta campanha estimula as pessoas a pensarem antes de pronunciarem algo. Ela incentiva, neste caso, todos os funcionários da Interne a terem mais cuidados com suas escolhas verbalizáveis. Dita no momento certo, com a entonação adequada e de forma racionalizada – a palavra só tem chances de gerar amor e compreensão. 

Exatamente como diz a tal canção:

 

“... As palavras fogem se você deixar. O impacto é grande demais.

Cidades inteiras nascem a partir daí.

Violentam, enlouquecem ou me fazem dormir.

Adoecem, curam ou me dão limites.

Vá com carinho no que vai dizer ...”