O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Pela Dra. Lillian Cordeiro – Envelhecimento Saudável – Depressão em Idosos


Confira as orientações da coordenadora médica do FiqBem para um envelhecimento saudável

Dra. Lillian Cordeiro é formada pela UFPE em medicina 2002, com residência médica em clínica médica pelo HC-UFPE 2004 e em endocrinologia pelo Hospital Agamenon Magalhães 2006. Especialista em Endocrinologia pela SBEM 2007. Com experiência em direção médica do Hospital São Marcos 2010-2013. Atual coordenadora médica do programa FiqBem da Interne Soluções em Saúde.


Depressão em idosos


A depressão é uma desordem que pode acometer o indivíduo em praticamente qualquer idade. Porém a depressão iniciada após os 60 anos tende a apresentar características bem peculiares e que a diferencia dos quadros iniciados mais precocemente.

O diagnóstico já se torna mais difícil visto que outras condições relacionadas ao processo de envelhecimento podem mimetizar um quadro depressivo. Desordens da tireoide, deficiência de vitamina B12, quadros demenciais iniciais entre outras doenças podem apresentar sinais e sintomas que se assemelham a Depressão. Todo o idoso deve, portanto, realizar exames bem específicos a procura de causas reversíveis antes de ser rotulado como portador de Depressão Maior.

O manejo dos quadros depressivos iniciados após os 60 anos também difere um pouco dos iniciados mais precocemente. A existência de outras doenças pode complicar o tratamento, assim como a própria Depressão pode agravar algumas doenças crônicas. O uso de várias medicações pela população idosa também potencializa os efeitos colaterais dos antidepressivos tornando o tratamento mais complexo nesse grupo.

Dessa forma é importante que todos os profissionais que prestem assistência à população idosa estejam atentos a sinais e sintomas sugestivos de Depressão, como irritabilidade, ansiedade, sintomas somáticos e apatia, com foco na integralidade do cuidado e não apenas atribuindo alguns sintomas ao próprio envelhecimento.