O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Série “Higiene: hábitos para conservar a saúde!”


Nossa nova série vai debater sobre a importância dos asseios para uma qualidade de vida mais saudável. Falaremos sobre práticas higiênicas e seus benefícios - de um modo geral

Como bem se sabe, a higiene é muito mais que costumes corriqueiros de limpeza. Ela é um conjunto de conhecimentos e hábitos capaz, de não apenas evitar doenças – mas principalmente conservar e fortificar nossa saúde. Relacioná-la com nosso bem-estar é ter a certeza que ela é capaz de nos oferecer um estado pleno de vida melhor. 

Esse conjunto de praxes é uma arma de uso individual e coletivo. Pois, manter nossos corpos e os ambientes de convívios em estado de limpeza total é algo que começa por nós (particularmente) – mas que só termina de forma grupal. É a velha história do “uma mão lava a outra”. Bem isso. 

A prática de exercícios físicos e os cuidados com a alimentação são os hábitos mais comuns de serem lembrados, quando falamos de manutenção da saúde. Porém, a higiene não pode jamais ser separada desses costumes – pois, juntos é que eles são responsáveis pela boa conservação de uma vida mais saudável. Além disso, as rotinas higiênicas costumam aumentar nossa autoestima e elevam nossa personalidade. 

Cada parte do nosso corpo e do que o cerca tem características diferentes e precisa ser cuidada de uma maneira específica. Desde as unhas do pé, passando pela nossa sanidade mental, até o meio ambiente – tudo em nós e a nossa volta precisa e deve estar higienicamente limpo. 

De um modo geral, durante a semana veremos o porquê de a higiene ser tão indispensável para nossa vida pessoal e para nossas relações sociais: desde a importância de um saneamento básico digno, até o que a ciência explica sobre a estima de nos mantermos mentalmente limpos.