O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Série “Higiene: hábitos para conservar a saúde!” – (Higiene Mental)

A consciência limpa de preocupações, tensões e pensamentos negativos pode ser a chave do sucesso particular e o encontro com “Santo Graal” da vida saudável e com mais qualidade


O estado de felicidade é uma clara demonstração de higiene mental. Através dela os males do juízo se expurgam

Começo o último texto desta série – que você pode acompanhar ao longo da semana – citando uma reflexão de Osho que diz: “… Mesmo que sejam pequenas mudanças na forma como você tem vivido, mesmo que sejam mudanças em sua forma de andar, de falar. Mude, e perceberá que a mente está perdendo o controle sobre você – você está se tornando um pouco mais livre...”. 

Mas o que isso significa? Bem, é preciso antes de qualquer coisa deixar bem claro que o entendimento parte de você. Durante esta semana, nossa série tentou esclarecer para o leitor a importância que os hábitos de higiene têm em nossas vidas. Se repararmos, todos eles sugeriam mudança – aconselhavam e indicavam a melhor maneira para levarmos uma vida mais saudável. Não muito diferente da reflexão acima citada. 

Os hábitos higiênicos são importantes tanto para o corpo como para a mente. Mas por incrível que pareça, ainda há quem não incorpore a higiene mental as particularidades de um estilo de vida mais saudável. 

É importante frisar, que as horas de lazer devem ser aproveitadas para realizarmos as atividades que mais gostamos. Desse modo, nossa mente se distrai e descansa. Fazemos, meio que de certa forma, uma limpeza na consciência. Livrar-se das inquietações, dos conflitos e dos pensamentos negativos pode ser a chave ideal para você se encontrar com uma vida saudável melhor e mais realizada. 

Ler, praticar exercícios físicos, fazer uma yoga, ir ao cinema ou teatro, cozinhar, encontrar os amigos – todas essas e muitas outras são maneiras de higienizar a mente. A vida costuma decorrer linda, feliz e afortunada quando cultivamos pensamentos elevados e positivos. Jogar fora o que não traz felicidade é um jeito certo de cuidar da saúde. 

Comece agora pela higiene da sua mentem também – não apenas do seu corpo. Dê mais atenção ao que se passa em seu interior e se empenhe para transformar pra melhor tudo o que se mostra contrário ao seu bem-estar. Perceba-se como parte integrante deste movimento que traz mais colorido a vida.

Parafraseando Osho: mude, higienize-se!